8 de maio de 2006

Há luz na Cidade...

ExampleA Ilha do Fogo, ouvi ontem num programa na TCV, não deixa ninguém indiferente. A paisagem dura, o negro, a força humana, a (ainda) harmonia arquitectónica da Cidade de S.Filipe encantam a qualquer visitante.
A Cidade e a Ilha não estão paradas mercê da sua história e riqueza natural. O Vulcão activo e lindíssimo é um santuário cada vez mais adorado, graças aos empreendimentos turísticos desenvolvidos em Chã das Caldeiras, ligados à produção do vinho, e à hotelaria.

Na Cidade, nunca é demais falar da Casa da Memória, um autêntico museu sob a responsabilidade da Monique Widmer – um local onde se pode conhecer pelos objectos ali expostos, o quotidiano passado das gentes da ilha. Uma vertente bibliográfica faz parte do projecto.

Mesmo ao lado da igreja matriz está o Djar´Fogo de Agnelo Vieira Andrade, um espaço que aposta na promoção de roteiros turísticos culturais na ilha, aberto a estrangeiros e residentes. Acolhe, neste momento, duas exposição de pintura: da francesa Dominique Delaroche, e do bravense José Andrade.

No Alto de S.Pedro, a parte que divide Bila Baxu da Bila Riba, fica o Le Bistrot – uma casa antiga com o encanto do seu pátio e quintal, que também promove tours turísticos pelos cantos da ilha… de lá também se avista a Ilha Brava, numa distância confortável, dir-se-ia que irreal, de tão perto.

O interior norte da ilha igualmente recomendo. Não estive na Praia das Salinas em S. Jorge, mas aconselho a piscina natural. Não estive em Pico Pires, mas aconselho vivamente a visita da Capela.

Sempre passei por Cabeça Monte, a caminho de Lagariça, e sonhava com aquela casa de Nhô Agnelo eternamente fechada. Agora que se abriu, lá fui…e provei as especialidades matinais da casa. O ambiente inspirou um programa de Televisão… dentro de dias hão de indagar, aqueles que ainda se assumem telespectadores da TCV, que belo lugar esse, onde o Alveno Figueiredo entrevistou o Presidente da Republica!

A Cidade de S.Filipe cresce, um pouco irregularmente… surgem novos tamboreiros, e coladores. Pistas para uma outra nota, entretanto!

1 comentário:

Anónimo disse...

Really amazing! Useful information. All the best.
»