10 de maio de 2006

Tchitchite

Alexandre Andrade, o tocador de tambor de avental branco na foto ao lado, foi o homenageado da bandeira de S. Filipe de 2006. Era mais conhecido por Tchitchite, “rei de djarfogo”. Foi o tocador da primeira bandeira de S. Filipe (entende-se aqui a primeira bandeira como a do desenterro, em 1917). Tchitchite criou todos os toques dessa bandeira, conhecidos por briais: o brial do almoço dos cavaleiros, o brial das corridas de perícia, o brial das cavalhadas, da tomada de bandeira, e assim por diante. Um mestre, portanto!

A Câmara Municipal de S. Filipe homenageou esse homem, falecido em plena bandeira de S.Pedro, a 27 de Junho de 1984, mas esqueceu-se de falar do seu grande feito em prol das bandeiras do Fogo.

Tchitchite foi também, quando chegou a S. Filipe, o pregão da cidade. A pessoa que anunciava as deliberações da Câmara Municipal, a chegada dos barcos no porto, etc.
O homem da foto, ao lado de Tchitchite, chama-se Pedro de Pina. Faleceu em 1996 e foi o sucessor de Tchitchite como primeiro tamboreiro da Ilha do Fogo. Ao redor, algumas coladeras famosas, algumas ainda no activo.

A sessão acima, para quem não sabe, denomina-se pilão - a preparação do milho para o dia da festa grande, que decorre num ambiente festivo de cânticos e toques de tambor.

2 comentários:

Anónimo disse...

I love your website. It has a lot of great pictures and is very informative.
»

Anónimo disse...

Super color scheme, I like it! Good job. Go on.
»