1 de março de 2007

Tensão na Cultura

ExampleAlguns ruídos, aqui e acolá, revelam tensões e conflitos no sector da Cultura. Refiro-me ao sector público da Cultura, pois o campo cultural, dinâmico como é, revela-se saudavelmente conflitual. A polémica em torno da realização de um Seminário sobre a Claridade na Praia instalou-se nos últimos dias. Artigos de jornais, conferências de imprensa e bocas pelos bares da vida. Uns contra. Outros a favor. Há também os indiferentes, onde me incluo.
Antes desta última polémica, o edil de São Nicolau chamara atenção, com alguma propriedade, sobre a colisão das datas. Parece ter havido conciliação, pois consta que o Simpósio da Praia foi escalonado para fins de Abril e o dia do centenário de Baltasar Lopes será festejado na sua ilha natal. O que parece ter ficado em aberto foi a polémica entre Tito Paris e Manuel Veiga. O Ministro da Cultura não deveria ter escrito aquele artigo resposta. Fazê-lo não é bem a função do Ministro, quando tem um Gabinete para prestar certos esclarecimentos na imprensa. Cada coisa no seu lugar, convenhamos. Mas aquela restituição do cheque, em parangonas de imprensa, também não lembrava ao diabo. Nem parece do Tito Paris, a voz que tão bem entoa “dança ma mi criola”.
O mais caricato terá sido a cerimónia da entrega do prémio no Carnaval mindelense. O Ministro foi impedido de entregar o 1º Prémio pela edilidade local.
Algumas birras pairam no ar, se calhar fruto de frustrações e algumas expectativas criadas. É que o Ministro da Cultura se ausentara por meio ano, por motivo de doença. Pedira até demissão… Nesse meio tempo, as especulações correram à solta e surgiram vários ministeriáveis para o substituir. Alguns com alguma lógica. Outros sem lógica nenhuma. Mas no fim, o Ministro reapareceu, disposto a continuar.
Segundo depreendo (posso estar errada), a celebração nacional da geração claridosa, a oficialização da língua cabo-verdiana, Cidade Velha a património universal, por incrível que pareça, ainda incomodam por cá. E o resto, a novela de sempre …

1 comentário:

Anónimo disse...

Um novo espaço de encontros e amizades , com videochat, mapas, blogs, albuns de fotos, videoteca, música e noticias sobre Africa! www.africamente.com