Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de Abril, 2010

Nós somos o jazz

No ano passado escrevi este texto sobre a minha percepção da dinâmica de socialização que o Krioll Jazz Festival traria à Cidade da Praia e a Cabo Verde. A edição deste ano só veio confirmar essa impressão: além de um cartaz de luxo, e sobretudo consequente, tendo em conta a proposta do festival – consolidar um jazz crioulo – o festival deste ano mereceu a cobertura da imprensa estrangeira e despertou interesse de produtores internacionais. Praia entrou na rota do jazz.
Creio ser de louvar o facto de um grupo como Manhattan Transfer (as lendárias 4 vozes) aceitar actuar na Cidade da Praia sem cobrar cache, ou, por exemplo, o arranjador e um monstro sagrado da música popular brasileira (MPB) como Jacques Morelembaum dizer alto e em bom som que sonhava pisar estas ilhas.
Insisto na proposta de uma música jazzi cheirando à raíz, e nessa perspectiva o Kriol Jazz superou todas as expectativas. É só ver o que Ralph Tamar faz em parceria com Mário Canonge - foto: um casamento perfeito. Tamar d…

Omar e a sua amante difícil

O fotógrafo Omar Camilo apresenta dia 6 de Abril, no Centro Cultural Português da Praia, uma mostra de 12 fotografias, intitulada “A Amante Difícil”. Um olhar intenso sobre a realidade cubana, em que a estética não recusa a ética de enunciar as múltiplas outras realidades subjacentes.

Omar Camilo nessa mostra não se dedica à imprudência do olhar acrítico, nem se deixa levar pela abordagem panfletária. Coloca foco nas múltiplas realidades do quotidiano da sua amante Havana, cidade de onde é natural, e nos apresenta detalhes sobre o belo e o grotesco, o que atrai e repugna, o que faz amar com risco calculado e dose de dificuldade. Além de tudo, o artista aborda Havana como uma mulher que deseja e ama intensamente.

“A Amante Difícil” é um conjunto harmónico que retrata a desarmonia por detrás do que se olha. Três elementos chamam atenção na mostra: o corpo da amante, uma Havana decadente mas atraente, a sua personalidade e o que fica para o artista desta relação de amor.

Omar apresenta-nos …

Conceição Queiroz conta Morabeza

A TVI de Portugal vai apresentar na Segunda-feira uma grande reportagem sobre Cabo Verde feita pela jornalista Conceição Queiroz - foto, logo a seguir ao Jornal Nacional. O programa intitulado No País da Morabeza, aborda os 35 anos da Independência de Cabo Verde, com enfoque sobre os ganhos, a peculiaridade das ilhas, os índices e os contrastes.

Participam como entrevistados jornalistas, historiadores, portugueses residentes nas ilhas, além do Primeiro Ministro, José Maria Neves, e Carlos Veiga, este na qualidade de antigo Primeiro Ministro nos dois mandatos dos anos 90.

As ilhas do Sal, Santiago, S. Vicente e Fogo são os palcos das histórias de Conceição Queiroz, Ricardo Ferreira, (repórter de imagem), e Miguel Freitas (montagem).

A comunidade cabo-verdiana a residir em Portugal terá, assim, a oportunidade de, mais uma vez, rever o seu país, desta feita num programa que acentua a simplicidade de um povo humilde que acredita e batalha por um caminho próprio.

Para ver…

No País da Morabeza
TV…