Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

Setembro

Inútil face ao verde
eis-me aqui perscrutando
a acácia
o djiguilangui
o nhara-sakedu
(o corropio da memória
pela escura pele de Nhara
alevantando-se com as ravinas dos engenhos
calcorreando a turva e indómita cal
da adversidade colada às rusgas da morte
e às veredas do vertical parentesco
aos pés descalços do martírio)

Atónito face ao verde
eis-me aqui observando
o spinhu-katxupa
o spinhu-pretu
o spinhu-branku
(ah! os vários espinhos
cobrindo a cabeça de adão
crucificado em plena ilha
como as crísticas argilosas criaturas do tempo
condenadas à fugaz transitoriedade da bonança
à ardilosa efemeridade da esperança)

(...) José Luís Hopffer C. Almada

Intermezzo

No dia em que se conhece mais um Nobel Prize da Literatura, recordo-me do primeiro nobel de literatura africano, Wole Soyinka, e da sua sábia máxima: “O tigre não se gaba da sua tegritude, assalta e devora a sua presa.” Lembro-me também de uma frase de autor desconhecido que diz: "Quem pensa segundo a opinião dos outros, está muito longe de ser um homem livre."
E finalmentepenso que manter um blog é simplesmente ser parte desse freevibe.com, sem amarras, meu caríssimo, diria o poeta…

1. Os anónimos existem e são frutos dos seus progenitores
2. Os leitores comentam quando se revêem no post
3. O blogger é livre, ou pelo menos deve sê-lo, porque blogspot e os seus confrades ainda não decidiram cobrar taxa e nem indigitaram nesse sentido.
4. Portanto, não percamos tempo a olhar para o lado, e nem sejamos deuses da própria crença… make it happening!

Angela Adonica

Hoje deitei-me junto a uma jovem pura
como se na margem de um oceano branco,
como se no centro de uma ardente estrela
de lento espaço.

Do seu olhar largamente verde
a luz caía como uma água seca,
em transparentes e profundos círculos
de fresca força.

Seu peito como um fogo de duas chamas
ardía em duas regiões levantado,
e num duplo rio chegava a seus pés,
grandes e claros.

Um clima de ouro madrugava apenas
as diurnas longitudes do seu corpo
enchendo-o de frutas extendidas
e oculto fogo.

Pablo Neruda

FESMAN pode vir para Cabo Verde

Uma comissão senegalesa fez, hoje, um convite formal ao Ministro da Cultura, Manuel Veiga, apelando à participação de Cabo Verde no Festival Mundial de Artes Negras 2009: a ideia é descentralizar o certame, e ter um ou mais palcos também em Cabo-Verde, além do Senegal, a sede do evento. Desde Janeiro que a comissão organizadora tem mobilizado vontades para a IIIª Edição do FESMAN que acontece em Dezembro do próximo ano sob o lema Renascença dos países Africanos.
O Brasil é o grande parceiro desta festa: está a participar na definição do projecto e prometeu mobilizar a participação de países latino-americanos. Para já, uma das suas propostas é “repassar a experiência brasileira para organizar o Carnaval de encerramento da III FESMAN”.
O programa está em definição, mas espera-se no FESMAN, além de artistas africanos, nomes da diáspora negra como o trompetista americano Wynton Marsalis (foto), Stevie Wonder, Gilberto Gil e tantos outros.
O Ministro da Cultura de Cabo Verde não respondeu ain…

Jorge cada vez mais responsável

Javier Marías, o escritor espanhol, proferiu ontem uma conferência na Fundación Juan March a que deu o título de “La paulatina pérdida de la irresponsabilidad”, o qual supostamente resume a sua obra literária. A perda paulatina da irresponsabilidade, portanto. Às vezes creio que sofro do mesmo mal, dessa mesma doença lenta e progressiva que nos vai tornando velhos, crescidos, adultos, responsáveis e, se calhar, chatos. Sei que acabou ontem de ser impresso um novo livro a que apus o meu nome e que esse livro é, outra vez, uma demonstração de irresponsabilidade, de inconsciência e de uma estranha vaidade. Hei-de arrepender-me de tê-lo escrito e de tê-lo feito publicar, eu sei. Serei, nesse dia, uma pessoa responsável. M.J.M.

O próximo livro do jornalista vai se chamar "Sereias do Mindelo" e conta a história de um português que se apaixonava por cabo-verdianas.

Alcatrazes: na fímbria do tempo

Para quebrar o "equilíbrio" ecológico e ontológico descrito pelo poeta Jorge Barbosa de "nem homens nus, nem mulheres nuas", chegaram os navegadores ao serviço do Infante D. Henrique, António de Noli (genovês ao serviço da Coroa Portuguesa) e Diogo Gomes, navegador português, no iniciático ano de 1460 às Ilhas de Cabo Verde.
Os dois descobridores, como prémio da Coroa Portuguesa, tiveram então direito a povoar a Ilha de Santiago, dividida em duas capitanias: a da Ribeira Grande, hoje Cidade Velha, para António de Noli, e Alcatrazes, hoje Nossa Senhora da Luz (Concelho de S.Domingos), a Diogo Afonso. As duas capitanias da Ilha de Santiago, transformaram-se também em dois municípios: um com sede na Ribeira Grande e o outro em Alcatrazes . A estrutura de poder terá permanecido por muito tempo incipiente, dominada por uma reduzida mas forte oligarquia local.
Não nos é possível rastrear a rápida ascensão e queda de Alcatrazes uma vez que nos faltam engenho (mas não arte…

A balzaquiana de Setembro

Sinto saudades de mim, de ti, deles, das ladeiras, das mangueiras, dos meus avós, do Solar do Unhão, da Amaralina, e até do futuro. Mas as balzaquianas são a minha vida, e fazem parte dela. Ontem fartei-me de rir: a Martine recorda-me de cada rosto, de todos os sotaques, até dos detalhes de uma vida cheia de peças e cores, com deslizes, mas sem queda. La strada é longa... mas voltar ao Black cat, não! Peter ou alguém no seu lugar há-de abrir um novo pub pela redondeza.

Pudesse Eu*

Pudesse eu não ter laços
nem limites
Ó vida de mil faces
transbordantes
Para poder responder
aos teus convites
Suspensos na surpresa
dos instantes!

* Sophia de Mello Breyner Andresen