Há cerca de dois anos, um autarca dissera, pela comunicação social, que os jornalistas tinham por dever ajudar os políticos a governarem. Imaginei que na semana seguinte surgiriam artigos e mais artigos a desancarem no edil desabrido, mas nada aconteceu. O que se lê regularmente são artigos de opinião criticando uma ou outra peça emitida pela rádio e TV públicas, mas nunca uma análise de fundo e honesta a debruçar sobre a rede que emaranha esses mesmos órgãos, onde as falhas são culpa e responsabilidade de ninguém. Ou de todos, o que dá no mesmo.
O que se percebe nas entrelinhas de tais artigos é uma acusação directa ao desempenho dos profissionais, (somos considerados todos uns incompetentes) até porque esses articulistas são, na sua maioria, aspirantes a políticos, quando não ex-políticos, da situação e/ou da oposição. Esses mesmos que, quando governam, “governamentalizam” os órgãos públicos.
Essa viciosa relação (que mata o brio profissional e atrapalha as regras do jogo) não se rest…