27 de janeiro de 2005

O Brasil em nós...



Estamos sempre a falar de Gilberto Gil neste blog. Umas vezes como Ministro da Cultura do Brasil, outras vezes como artista. Mas é que Gil é notícia, sempre. Os assessores do Ministro/Músico, que vieram a Cabo Verde – Nazaré Pedrosa e Zulu – para negociar com os colaboradores do Ministro da Cultura, Manuel Veiga, já puseram o pé na estrada rumo ao Brasil, depois de terem estado nas Ilhas de Santiago e de S.Vicente.

As possibilidades de cooperação cultural entre os dois governos vão girar à volta de pequenas formações ou mestrado em áreas como museologia, biblioteconomia, preservação do património, de um modo geral, e industria musical. A cultura como um meio gerador de renda é possivelmente outra via dessa cooperação.
O Carnaval de Olinda, Recife, pode ser um modelo para nós. Ficou assente que produtores culturais e decisores vão se deslocar ao Brasil, com o objectivo de vivenciar no terreno essa experiência.
Ninguém falou na audiovisual. Pode ser que tenham pensado nisso, ou se referido ao assunto numa das clausulas do documento… vamos ver!

Homenagem
Este blog está em condições de avançar, ainda, que o Ministro/Músico será capa e destaque do próximo número do jornal Artiletra. Uma homenagem em grande da publicação à figura do artista que está apostado, em nome do Brasil, e no âmbito do governo de Lula da Silva, em reinventar de vez esse laço eterno que une os dois povos. Aliás o próprio Lula avançou na abertura do Fórum Social Mundial, em Portalegre, os passos que o seu governo tem dado para a aproximação do Brasil à África. Foram no total 10 viagens ao continente negro, referenciou aquele Chefe de Estado.

Ainda sobre Brasil e Cabo verde, é avançar, finalmente, que no âmbito da eleição do ano 2005 como o ano do Brasil em França, o Centro Cultural Francês da Praia escolheu a cantora Isa Pereira, em representação dessa efeméride em Cabo Verde.

Sem comentários: