Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de Novembro, 2004

A estética do videoclip destrói o cinema actual?

A linguagem do cinema, hoje, velozmente influenciada (deturpada, dizem alguns) pela estética do videoclip é um debate actual e interessante. Um fenómeno que nos faz reflectir sobre a essência do cinema...a arte de contemplar. Aí reside o conflito. Ou se trata de uma nova linguagem de uma arte em evolução? Existe ou não conflito? Vejamos o que diz o mestre Setaro sobre esta matéria, polémica para alguns, para outros, nem por isso...


Setaro dixit...
A estética do videoclipe se espraiou, como metástase virulenta, na estrutura narrativa dos filmes oriundos da indústria cultural hollywoodiana. Nada contra, bem entendido, o vídeoclip, mas que a sua estética seja restrita a essa modalidade de expressão mais conveniente de ser aplicado dentro dos limites de sua configuração. Mas que seja uma tônica do cinema comercial contemporâneo é profundamente lamentável e bastante sinalizador de uma decadência flagrante na construção do espetáculo cinematográfico. Assim, as tomadas são rápidas, condiciona…

As Homenagens ao Lobo Solitário

O malogrado cantor Ildo Lobo, falecido a 20 de Outubro passado, vai ser homenageado, pela comunidade cabo-verdiana em Angola.
O tributo ao artista que durante mais de duas décadas foi a voz e a cara de um dos grupos mais marcantes da música cabo-verdiana, Os Tubarões, conta com a participação de vários artistas cabo-verdianos residentes nesse país da CPLP.
Casa 70, a mais prestigiada casa de espectáculos de Luanda, vai albergar, no dia 13 deste mês, a grande homenagem.
Desde a sua morte que não têm faltado menções e homenagens à sua vida e obra. Na cidade da Praia, o Palácio da Cultura já leva o seu nome. E a 25 de Novembro, na Ilha do sal, data em que o malogrado completaria 51 anos, um evento marcará o lançamento do seu último álbum a título póstumo. Em Portugal, tanto a comunidade cabo-verdiana como a imprensa honraram a memória do artista.
Ildo Lobo nasceu a 25 de Novembro de 1953 em Pedra de Lume, Ilha do Sal, numa família de músicos e foi por mais de 20 anos o líder vocal do gru…

ELEIÇÃO NOS EUA

Nem os jornalistas aprovam a cobertura


Nem eles mesmos gostam do que escrevem? Levantamento feito de 8 a 15 de Outubro entre 499 jornalistas e professores de Jornalismo filiados ao CCJ (Committee of Concerned Journalists, ou Comité de Jornalistas Preocupados, http://www.journalism.org/), grupo que discute a qualidade da imprensa americana, mostra que sim: apenas 3% deram nota A à cobertura das eleições presidenciais dos Estados Unidos; 27% deram nota B; 42% deram nota C; 22%, nota D; e 5%, nota F…
… Uma das respostas conclama a uma reflexão maior: "Todas as redacções deveriam parar um ano para pensar e responder à questão: a forma como nós fazemos jornalismo está a ajudar ou a prejudicar a nossa democracia?”

In Observatório da Imprensa