Um actor essencial: cínico, psicopata, racional, frio, implacável. Em todas as versões faz a diferença: Mesmo num plano aparentemente secundário como foi a sua participação no eléctrico Edison (2005) no papel de Detective Levon Wallace. Aparente, porque esteve no papel certo, onde se exigia sagacidade e destreza, qualidades intrínsecas ao Spacey actor.No Os Suspeitos (1995) deixa à prova todo o seu domínio cénico, e ganha o seu primeiro Óscar (Melhor actor coadjuvante). No American Beauty (1999) foi magistral, onde arrebatou o Óscar de Melhor Actor.
Ganhou o MTV Movie Awards de Melhor Vilão, por "Seven - Os Sete Crimes Capitais" (1995), além de uma série de indicações e menções.
Possui uma lista de filmografia invejável de cerca de 43 produções entre cinema e TV.
Anunciou no ano passado a sua retirada do cinema (enquanto actor), mas não é assim tão fácil, nem para ele, nem para aqueles que dele precisam. Regressou com Superman Returns (2006). Em 2008 produziu e actuou no 21.
Já agora, vale informar que Spacey é um acérrimo crítico do presidente Bush, e entrou na lista de actores amigos de Hugo Chavez. No ano passado foi recebido pelo presidente venezuelano, em Caracas.




