24 de agosto de 2005

Imprensa Nacional fez hoje 163 anos.

EscritaA 7 de Dezembro de 1836, o Governo Português, pela pasta de Marinha e Ultramar, decretou que nas províncias ultramarinas se imprimisse um Boletim, cuja redacção ficasse a cargo do secretário do governo. Seis anos mais tarde, cumpria-se em Cabo Verde esta determinação, aparecendo em 24 de Agosto de 1842 o Boletim Oficial do Governo - Geral de Cabo Verde, em Sal Rei – Ilha da Boa Vista. O Boletim saia às quartas e sábados.
Segundo o mesmo Decreto de 7 de Dezembro de 1836, art. 13.º, o Boletim destinava-se ao aparecimento das ordens, peças oficiais e de tudo o mais que fosse de interesse público; a portaria circular de 14 de Fevereiro de 1855 determinava que nesse se publicassem os documentos mais importantes existentes nos respectivos arquivos.
Durante muito tempo editava-se apenas uma série semanal do boletim oficial. Em 1992 passou-se a editar duas séries. Desde 2003 edita-se três séries que saem às segundas, terças e sextas, respectivamente.
Ao longo desses 163 anos, o funcionamento da Imprensa Nacional foi ininterrupta. O projecto da actual administração é publicar o Boletim Oficial na Internet com actualização corrente e equipar-se de forma a proceder à impressão totalmente digital.

Sem comentários: