25 de agosto de 2005

Ludgero Correia vence Prémio Sonangol

Prémio SonangolAntónio Ludgero Correia, e o escritor santomense Malé Madeçu são os vencedores “ex. aequo” do Prémio Sonangol da Literatura 2005.
Sob o pseudónimo Fidalgo Preto, Ludgero Correia foi premiado pela obra «Baban – O Ladino», que, de acordo com o Júri, se destaca pela «salvaguarda dos valores étnicos e sócio-culturais” de Cabo Verde.
O romance, entende o júri que está «profundamente estruturado no sistema sócio-cultural de Cabo Verde», retratando «o problema da cidadania» no quadro da «conquista da liberdade democrática».
Sobre o livro, o júri destacou ainda «a arquitectura do anti-herói e a interacção das personagens na codificação crítica da tragédia da seca em Cabo Verde». "Baban - O Ladino" retrata a vida de um homem rural cabo-verdiano nos anos 40 - a dualidade entre o campo e a Cidade.
Uma estreia em grande para o autor conhecido do público cabo-verdiano como cronista do jornal A Semana e Presidente da Associação Pró-Praia.
O Prémio Sonangol de Literatura é de 25 mil dólares e será entregue aos vencedores a 25 de Fevereiro de 2006 em Luanda na comemoração do aniversário da Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola.

Com Expresso África

Sem comentários: