5 de abril de 2010

Omar e a sua amante difícil

a amante dificil














O fotógrafo Omar Camilo apresenta dia 6 de Abril, no Centro Cultural Português da Praia, uma mostra de 12 fotografias, intitulada “A Amante Difícil”. Um olhar intenso sobre a realidade cubana, em que a estética não recusa a ética de enunciar as múltiplas outras realidades subjacentes.

Omar Camilo nessa mostra não se dedica à imprudência do olhar acrítico, nem se deixa levar pela abordagem panfletária. Coloca foco nas múltiplas realidades do quotidiano da sua amante Havana, cidade de onde é natural, e nos apresenta detalhes sobre o belo e o grotesco, o que atrai e repugna, o que faz amar com risco calculado e dose de dificuldade. Além de tudo, o artista aborda Havana como uma mulher que deseja e ama intensamente.

“A Amante Difícil” é um conjunto harmónico que retrata a desarmonia por detrás do que se olha. Três elementos chamam atenção na mostra: o corpo da amante, uma Havana decadente mas atraente, a sua personalidade e o que fica para o artista desta relação de amor.

Omar apresenta-nos o desafio difícil de amar entre o ser e o parecer ser. Das muitas exposições já feitas, “A Amante Difícil” parece instituir o seu diferencial num dos grandes paradoxos do momento: Cuba que se ama, mas que se censura, ao mesmo tempo.

Nada é por acaso nesta mostra, foi tudo pensado, não friamente pensado, mas intelectualmente bem colocado, diz.

Omar Camilo, para além da fotografia, dedica-se também às artes visuais e à poesia. Como realizador especializou-se em documentários sobre a arquitectura antiga e as fotos para esta mostra foram sendo feitas mentalmente nesse percurso ….

Sem comentários: