9 de dezembro de 2010

Em busca da cidade perdida




















A Igreja de Nossa Senhora da Luz (foto), Concelho de São Domingos, Ilha de Santiago, é o único vestígio notório da antiga sede da Capitania - donatária de Alcatrazes. O histórico e simbólico monumento vai ser finalmente reabilitado.

A Capitania dos Alcatrazes, actualmente “Baía” é a cidade perdida de Cabo Verde. Foi criada nos anos de 1460, aquando do povoamento das ilhas. Por testamento de 28 de Outubro de 1460 legava o Infante D. Henrique a seu sobrinho, Infante D. Fernando, todos os privilégio que lhe haviam sido concedidos sobre as terras de África. Na Ilha de Santiago foram criadas duas Capitanias: a primeira a sul com Sede na Ribeira Grande – Cidade Velha era atribuída a António de Noli. A segunda a norte, com sede na Baía dos Alcatrazes, era concedida a Diogo Afonso como recompensa dos seus trabalhos no reconhecimento das restantes 7 Ilhas, descobertas posteriormente.

Arqueólogos cabo-verdianos e ingleses escavam vestígios de toda essa história no âmbito do início da recuperação da igreja. Num primeiro momento o objectivo é encontrar o piso original da capela.
Esta é de certeza a segunda cidade. Temos vindo para aqui durante anos tentando descobrir onde fica a cidade perdida: existem casas novas construídas perto daqui. Mas se supõe que existia aqui uma cidade maior, e nós tentámos encontrá-la. Portanto, esta igreja é uma espécie de símbolo da cidade perdida, disse-nos Christopher Evans, director executivo do Departamento de arqueologia da Universidade de Cambridge, Inglaterra.

Depois de reabilitada, a igreja retoma a sua função original: lugar de culto, mas o projecto do IIPC e da Paróquia de Nossa Senhora da Luz prevê transformar o sítio em lugar de peregrinação, potenciado toda a sua carga histórica e patrimonial.

O anexo à capela, construído posteriormente, onde, normalmente funciona a missa, vai permanecer e terá um fim a ser determinado pela paróquia.

Sem comentários: