1 de janeiro de 2011

Por uma nova década….

Nos últimos dez anos, temos uma situação grave. Fico desesperado e angustiado de como é que a sociedade cabo-verdiana em geral e as autoridades se acomodam a uma realidade que é dramática. O alcoolismo é um dos problemas graves de Cabo Verde em termos de saúde pública. O consumo começa numa idade cada vez mais precoce, e o avanço das mulheres no consumo é impressionante, e em bebidas de qualidade péssima. (…)

Temos consequências familiares, na violência, ao nível da saúde mental. Mas não tem sido feito nada.Verificamos, contrariamente ao que diz a lei, espaços de venda de bebidas alcoólicas proliferam junto das escolas. Há uma publicidade de uma agressividade incrível, dirigida dominantemente para jovens. Muitas bebidas são mais baratas que sumos. O problema devia ser objecto de políticas educativas agressivas, ligadas aos preços, ao acesso, à venda de bebidas, fiscalização, etc. Porque estamos a acabar com o que temos de melhor, que é a nossa juventude.

Manuel Faustino em entrevista a "Expresso das Ilhas".

2 comentários:

Canto da Boca disse...

Eu fico a pensar até quando seremos massa de manobra dos políticos. Parece que há uma conspiração mundial na política, entre os políticos, para nada fazerem em benefício do povo. Se em Cabo Verde a bebida é a droga que mais destrói, no Brasil é o crack a destruir pessoas, famílias, e o que se faz para acabar com isso? Nada!

É. Necessitamos de mudanças verdadeiras em todos os campos, em todo o mundo... Só um novo ano trazendo esperanças não basta, ação, precisamos de ação, aí, cá, ali, acolá...

Feliz você em 2011!s

Anónimo disse...

"O lema 'Mestê Muda' é bom mas, primeiro deve ser aplicado dentro do partido. Alguns líderes dentro do MPD “MESTÊ MUDÁ", isso sim!”. Palavras de César Fortes, líder da JpD,São Vicente.
Ver carta (arrasadora) completa aqui: http://www.forcv.com/articles/post/2011/01/07/JPD-S-Vicente-Insatisfeita-Pela-Ausencia-de-Membros-na-Lista-do-MpD.aspx
Zé da Lua.