16 de dezembro de 2004

Ìylè Àsè Màrìwóláje vai ser tombado

O Ministro da Cultura do Brasil, Gilberto Gil, continua a marcar ponto na sua agenda de preservação dos patrimónios materiais e imateriais de raiz negra. No dia 1º de Dezembro viajou de Brasília para Salvador para participar da 45ª Reunião do Conselho Consultivo do Património Cultural, que aconteceu no Museu de Arte Sacra.

Já está aprovado o tombamento do Terreiro do Alaketo – Ìylè Àsè Màrìwóláje, como bem cultural do Património Material, e o registro, no Livro dos Saberes do Património Imaterial, da Viola-de-Cocho, de Mato Grosso, e do Ofício da Baiana de Acarajé, como bens culturais de natureza imaterial.

Por intermédio do Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Ministério da Cultura tem desenvolvido políticas de protecção de bens e sítios vinculados ao património cultural afro-brasileiro. Além do Terreiro do Alaketo (Ilê Maroiá Láji), outras antigas casas de candomblé da Bahia foram inscritas nos Livros do Tombos do Património Cultural.

Estão tombados os terreiros da Casa Branca do Engenho Velho (Ilê Axé Iyá Nassô Oká, em 1986), do Ilê Axé Opô Afonjá (em 1999), do Gantois (Ilê Iyá Omin Axé Iyamassé, em 2002) e do Bate Folha (Manso Banduquenquá, em 2003).

2 comentários:

Anónimo disse...

é bonito ver fazer referencia à cultura afro-brasileira... mas não posso deixar de fazer uma rectificação: Ìylè Àsè Màrìwóláje

Anónimo disse...

Motumbá a todos os meus mais velhos!
Cultura afro-brasileira sendo preservada é a nossa chance de termos perpetuação de nossa religiosidade, das novas casa de santo, dos novos terreiros de candomblé, de viver, pois o movimento crescente de Evangelicos, que se fosse só por motivos relisiosos, cada um com seus interesses, contudo somos nos da espiritualidade de outro continente que estamos ameaçados pela uma futura inquisição...é muito delicado, devemos entregar a nossos orixas nossa oferendas, como sempre o fazemos para dias melhores e com a presença deles.
De onde estou eu fico com meu coração feliz a cada Tombamento Historico de uma Casa Religiosa Afro-Brasileira.
Motumbá e motumbá axé
Odelonan