8 de julho de 2005

Caminho do mar na caboverdianidade

ErnestinaCaminho do mar” é o novo documentário do realizador/antropólogo Guenny Pires. O jovem cabo-verdiano pretende com este projecto contar a história de Cabo-verdianos que cruzaram o oceano para fugir às secas e à pobreza. A sua estreia está marcada para Abril do próximo ano.
Caminho do mar é a história marítima dos cabo-verdianos… vou tentar descobrir os cabo-verdianos que não são cabo-verdianos hoje…são cabo-verdianos por ascendência, mas continuam a ter a ligação com o passado…”, afirma Pires aos microfones do jornalista Marco Rocha.
Guenny Pires é um realizador que anda pelo mundo a reconstruir a trajectória histórica cabo-verdiana. Os seus documentários reflectem a caboverdianidade e as relações interculturais que o arquipélago travou ao longo de quinhentos anos de história. Já filmou a vida dos estudantes cabo-verdianos em Portugal, os rituais culturais das ilhas e da diáspora, e o percurso de Cabo Verde nos 5 séculos de história. Este último foi premiado pelo Festival de Artes e Filmes Panafricanos que decorreu de 10 a 21 de Fevereiro em Los Angeles, EUA.
Guenny Pires reside actualmente em Los Angeles. Está também envolvido num trabalho que poderá levar Cabo Verde aos ecrãs da Hollywood - Dois mundos duas visões. “Uma visão cabo-verdiana e uma visão americana. Uma mensagem de amizade entre os povos”, remata Pires.

Com TCV

Sem comentários: