4 de julho de 2005

O intruso

Burbur Associação CulturalA Burbur Associação Cultural arranca o seu programa de comemoração dos 30 anos da Independência de Cabo Verde com “O Intruso” de Gabriel Mariano. A peça terá quatro apresentações, todas as quartas-feiras, ao longo do mês de Julho na Cidade do Porto, em Portugal.
“ (...) Galgando os limites impostos pela insularidade, a obra de Gabriel Mariano conduz-nos sempre a um lugar onde todos os homens de todas as condições, se reúnem: o "lugar" da família (…) ” escreve Maria Armandina Maia.
Esmiuçando o poder dessa obra, Maia diz que “As inúmeras separações que marcam as nossas vidas quotidianas e frágeis estão magistralmente reflectidas nos textos de Gabriel Mariano onde, por muitas máscaras que possamos colocar, a família nunca se decompõe (…)”
A obra de Gabriel Mariano será encenada em 3 actos: uma pequena contextualização cultural, mas não necessariamente temporal. Depois O INTRUSO propriamente dito, respeitando a integridade do texto original. Para finalizar, uma síntese dramatúrgica de O PRIMOGÉNITO.
A associação BURBUR, formalmente constituída em 2003, é composta por um grupo de jovens que fazem teatro profissional e pesquisam sobre a cultura lusófona. Levaram ao palco a obra “AS ÁGUAS” de Chiquinho em 2002, tendo, também nesse ano, participando no Festival Internacional de Teatro do Mindelact.

Veja o programa

1 comentário:

Anónimo disse...

Ideia exclente a escolha destes dois contos de Gabriel Mariano, incluídos no livro "Vida e Morte de João Cabafume". Espero que, desçam até Lisboa, para que, possamos ouvir cantigas antigas do mar.