7 de julho de 2005

Sweet Daddy Grace: um filho da Brava

Sweet Daddy GraceCarlos Manuel Graça (1883-1960) nasceu na Ilha da Brava, em Cabo Verde. Imigrou para os Estados Unidos no início de 1900 e fixou residência em New Bedford, Massachusetts. Influenciado pela fé pentecostal e evangélica, recebeu o chamamento para fundar a sua primeira igreja no Estado de New Bedford. Sabe-se, também, que depois de uma viagem que fez ao Egipto, Grace terá recebido um novo chamamento para se mudar para a comunidade Charlotte, em Brooklyn, e fundar a United House Of Prayer For All People, em 1925, uma espécie de igreja para todos. As palavras desse líder carismático disseminaram rapidamente na comunidade de Charlotte onde adquiriu o apelido de Sweet Daddy Grace.
As mensagens, e a forma alegre em que decorriam os cultos cativou muita gente, que via, dia após dia, as suas vidas a mudarem para melhor. Com as notícias que corriam sobre os feitos, e com a contribuição crescente dos fiéis, a igreja fundada por Sweet Daddy Grace tornava-se um império e expandia-se a um ritmo acelerado pelo país todo. Sweet Daddy Grace atraía essencialmente pelas cerimónias de baptismos realizadas ao ar livre num clima de harmonia e de festa.
O império construído por Sweet Daddy foi alvo de muitas críticas, e a sua obra vista, por muitos, como uma farsa.
Muitos o viam como um charlatan pela menção que fazia à graça de Deus: "If you sin against God, Grace can save you, but if you sin against Grace, God cannot save you" and "Anything God offers you, I got it."
Tempos depois Sweet Daddy Grace mudou-se para Washington DC, e visitava Charlotte sempre em Setembro de cada ano. As paradas que se realizavam à sua chegada eram muito conhecidas e celebradas. Daddy Grace ordenou-se Bispo antes de falecer, em 1960, na sua mansão de 85 quartos em Los Angeles. O seu legado gira à volta de 3.5 milhões de dólares para os seguidores da “United House of Prayer for All People”.

Sem comentários: