As festividades de S.Filipe, na Ilha do Fogo, vão encarar um sério concorrente, este ano, com a inauguração de uma sucursal do jornal A Semana, na ilha, para a região Fogo/Brava. A verdade é que a Amibandeira - amigos da bandeira, e a Câmara Municipal de S.Filipe, não acrescentam, rigorosamente, uma vírgula nas suas programações. É a mesma coisa todos os anos.
O Jornal A Semana vai dar as cartas este ano. Além de inaugurar a sede, vai, igualmente, assinalar na ilha os 15 anos de estrada. O fotógrafo cubano, Omar Camilo, vai emprestar arte ao acto de inauguração da sede, com uma exposição conceptual a preto e branco: as gentes e os lugares da ilha dão o mote…
O papel da Ilha do Fogo no contexto Nacional, e um olhar sobre o senso crítico do foguense são os temas eleitos para duas palestras históricas em perspectiva.
O ponto alto das festividades do A Semana acontece em Chã das Caldeiras com as actuações de Ramiro Mendes, Tito Paris, Tcheka, Nho Nany e um grupo de violinistas locais.
Nesse mesmo caldeirão de acontecimentos, que vai emprestar uma dinâmica inédita à ilha, Germano Almeida lança o seu último romance Eva.
Sobre as festas do padroeiro S.Filipe, não há nada de novo. Celebrar a missa na emblemática Igreja Matriz da cidade seria uma novidade, caso a remodelação da igreja finalmente chegasse ao fim. Uma obra que estranhamente dura há quase uma década.
Sob o signo da cultura, Cabo Verde vai invadir Lagoa, Município do Algarve, em Portugal, entre os dias 8 e 27 de Julho.
A 14 de Junho de 1958 Baltazar Lopes da Silva sintetizava a vida e a obra de B.Leza em palavras, numa emissão da Rádio Barlavento. “Não tenhas dúvidas de que tantos que neste mundo que acabas de deixar ocupam posições cimeiras, dariam dinheiro que não tiveste, para legarem a ressonância que a tua sombra deixa nestas nossas ilhas e na alma daqueles que as compreendem e as amam.”