20 de abril de 2006

Momentos de Cabo Verde

ExampleSob o signo da cultura, Cabo Verde vai invadir Lagoa, Município do Algarve, em Portugal, entre os dias 8 e 27 de Julho.
Uma lista infindável de actividades com uma diversidade notável que pretende mostrar aos portugueses, e não só, o genuíno Cabo Verde que pulsa na sua música, artesanato, literatura, artes visuais, dança, gastronomia, e outras manifestações quotidianas, principalmente da Ilha de Santiago.
A iniciativa é do município da Lagoa, geminada com o município de S.Domingos, na Ilha de Santiago, e pretende ser “um marco de referência no envolvimento dos dois municípios em torno de objectivos comuns”. A ideia última é construir verdadeiras pontes entre Portugal e Cabo Verde.
O grupo de dança contemporânea, Raiz di Polón, os artistas plásticos Misá e Mito, e o músico Tcheka são alguns dos nomes nacionais que já confirmaram a sua presença no evento.
Traços mais tradicionais, igualmente, marcam presença no Momentos de Cabo Verde, com a gaita de Codé di Dona, as mestrias do batuque e do finaçon de Antóni Denti D´oro e as tchabetas das batucadeiras Bem cu Deus da zona Praia Baxu.
Mostra de documentários, palestras e feiras de livros sobre Cabo Verde farão também parte do programa.
As sessões acontecem no Parque Municipal do Sítio das Fontes, no Auditório Municipal, no Convento de São José e na Biblioteca Municipal, todos espaços públicos de Lagoas.

Sem comentários: