19 de abril de 2006

Puzzle em construção...

Embalo

Existe xodó mais gostoso do que pegar no sono embalada pela voz do Gil!?
Aquele abraço à cidade linda que continua sendo.
O circular do Expresso com ponto de partida rumo ao infinito
O dia que vai raiar
O filho da dor
Os lugares do medo e do segredo...
Longe daqui
Chorar quando se está triste
A alegria
A crença
noites...serenas.. maduras e belas

Congresso de Quadros

Começa, hoje, na Capital cabo-verdiana o 4º Congresso dos Quadros da diáspora...
Muito se disse e se escreveu, nos últimos dias, sobre esse mega evento que desafia em várias latitudes... gostei particularmente do artigo Nação Diasporizada na encruzilhada da História de António Correia e Silva, publicado no último número do A Semana, e queria compartilhar aqui um trecho.

"... a diáspora é um património, construído ao longo da história e não uma formação sociológica espontânea. Nós, da emigração fizemos comunidades e destas, redes próprias de uma diáspora. Tudo isso foi produto de dinâmicas informais e de base. A questão que se coloca hoje é como valorizar este património, uma vez que ele parece portador de imensas potencialidades para gerar soluções de desenvolvimento e de inserção internacional?
Neste momento, creio que o aprofundamento da Nação diasporizada – sociabilidade que é mais um ponto de chegada do que de partida, mais um ideário do que realidade -, reclama que intervenha no processo a dinâmica de topo, protagonizada pelo próprio estado cabo-verdiano, complementando assim a diáspora dos cidadãos e das iniciativas particulares.
Legitimado pelo sucesso em produzir o desenvolvimento de Cabo Verde e munido de meios materiais, legais e diplomáticos, o Estado cabo-verdiano deve agir de forma integrada e coerente, de modo persistente e estratégico, não só no sentido de capturar uma construção que é da sociedade, mas no de densificar a rede erguida pelos nossos emigrantes, promovendo nela a intensificação de fluxos de solidariedade, de laços de colaboração empresarial e de espaços de interacção cultural."

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá Margarida!
No meu novo espaço, criei uma página só para links, mas são vocês que se adicionam! Se for de sua vontade, vá até lá e clique no logotipo do "Páginas Amar-ela", que fica ao fundo da coluna da direita, mesmo por baixo dos aquivos e depois é só fazer o registo.
Fico à sua espera!
Beijinhos,
Dani
www.amar-ela.com