7 de novembro de 2006

Ideologia...quero uma

ExampleO movimento “Slow Food”, criado há 20 anos por uma organização internacional que tem hoje cerca de 100 mil adeptos, nasceu na Itália, onde acaba de promover um encontro do qual participaram centenas de cozinheiros. Contrário ao fast-food norte-americano, o movimento tem origens em militantes de esquerda que buscam recuperar os “valores ecológicos e culturais da gastronomia”. A idéia é constituir uma visão humanista da nutrição que se opõe ao avanço da agroindústria globalizada.
Leia mais no mínimo

Cabo Verde esteve nesse encontro. O artista plástico Leão Lopes foi mostrar a cozinheiros de todo o mundo o que Lajedos tem. Uma experiência bem sucedida de transformação de alimentos, numa região pobre e isolada da Ilha de Santo Antão. O projecto foi idealizado pelo Atelier Mar, e visa também a crianção de uma economia local, através da promoção e modernização da agricutlura, do artesanato e, mais recentemente, do turismo solidário. Atelier Mar foi uma das primeiras ONG´s surgidas depois da independência e contribuiu, em grande medida, para uma tomada de conciência cultural (endógena) do homem das ilhas.

1 comentário:

Kamia disse...

Fiquei interessada, vou ler mais No mínimo.
Esse projecto de Lajedos é algo digno de nota. Já vi reportagens e li sobre o projecto e as feiras que costumam realizar e fiquei positivamente impressionada pelo dinamismo daquelas gentes.É bom quando pequenos lugares conseguem ganhar projecção e principalmente com o esforço do seu trabalho.Projectos desses merecem ser apoiados. O Atelier Mar está de parabéns.