22 de abril de 2008

Mendes Brothers cu nós

Ramiro e João Ramos










O emblemático duo, João e Ramiro Mendes, regressa aos palcos de Cabo Verde para celebrar, em grande, os seus 30 anos de carreira. A banda Mendes Brothers, com os sete discos gravados, contribuiu de forma indelével para que os ritmos tradicionais da Ilha do Fogo fossem conhecidos e apreciados. Os dois músicos, ao longo desses longos anos de percurso, fizeram uma verdadeira incursão na etnografia da ilha do Fogo, e traduziram em ritmos únicos a vivência tradicional dessa região. Ritmos como tchoru, cola, bandera e rafodju selaram todos os discos desses músicos radicados nos Estados Unidos. País, aliás, onde ambos tiveram a rica oportunidade de entender a missão da música.

De recordar, que foi com o Semba (género musical de Angola) cantado pelos Mendes Brothers que a ligação musical entre os Países Africanos de Língua Portuguesa começou a ganhar a dimensão que tem hoje. Nesse espírito de troca muita coisa aconteceu, e um legado ficou.

Nos últimos anos, João Mendes esteve um pouco afastado das lides artísticas, ao passo que Ramiro Mendes tomou novos rumos, nomeadamente nas áreas de produção musical e cinema. A propósito, vai ser emitido na Televisão de Cabo Verde um documentário de sua autoria sobre a música das ilhas, esta quarta-feira.

Na decorrência desses engajamentos, Ramiro Mendes foi distinguido com o título de embaixador cultural da “The Sole of África” (Alma de África), uma campanha mundial da ONG “Mineseeker Foundation” que visa erradicar as minas anti-pessoal.

Mendes Brother actua na quinta-feira, 24 de Abril, às 21H30, e o espectáculo será transmitido pela Televisão e Rádio nacionais. Antes, e durante o espectáculo, decorrerá no hall da Assembleia Nacional, uma exposição sobre a gastronomia e o ecossistema da Ilha do Fogo.

Madjon Di Djarfogu

Nu selebrâ
Nu selebrâ
Nu selebrâ
Nos gentis grandi
Nu selebrâ
Nu selebrâ
Es ki é madjon di djarfogu

MB

Sem comentários: