30 de maio de 2008

Cinema: Gosto de Kevin Spacey

Kevin SpaceyUm actor essencial: cínico, psicopata, racional, frio, implacável. Em todas as versões faz a diferença: Mesmo num plano aparentemente secundário como foi a sua participação no eléctrico Edison (2005) no papel de Detective Levon Wallace. Aparente, porque esteve no papel certo, onde se exigia sagacidade e destreza, qualidades intrínsecas ao Spacey actor.
No Os Suspeitos (1995) deixa à prova todo o seu domínio cénico, e ganha o seu primeiro Óscar (Melhor actor coadjuvante). No American Beauty (1999) foi magistral, onde arrebatou o Óscar de Melhor Actor.
Ganhou o MTV Movie Awards de Melhor Vilão, por "Seven - Os Sete Crimes Capitais" (1995), além de uma série de indicações e menções.
Possui uma lista de filmografia invejável de cerca de 43 produções entre cinema e TV.
Anunciou no ano passado a sua retirada do cinema (enquanto actor), mas não é assim tão fácil, nem para ele, nem para aqueles que dele precisam. Regressou com Superman Returns (2006). Em 2008 produziu e actuou no 21.
Já agora, vale informar que Spacey é um acérrimo crítico do presidente Bush, e entrou na lista de actores amigos de Hugo Chavez. No ano passado foi recebido pelo presidente venezuelano, em Caracas.

7 comentários:

Anónimo disse...

Olá miuda,a quanto tempo!!!
como tens passado?
Por acaso,acabei de ver o filme "21" e,acho que nem preciso dizer-te,o Kevin Spacey esteve "awsome"...tens de ver.
"By the way",acerca do filme "Edison"...esse é o meu nome verdadeiro :)
ps:kal-el...

Alex disse...

Alinho sem reservas na tua apreciação. Nos seus melhores momentos faz-me lembrar o melhor A. Hopkins (p.ex. em Seven ele compara bem - em rigor, contenção -com o daquele em O Silêncio dos Inocentes). Perturbador(es)! No entanto, é nos "pequenos" papéis, nos ditos "filmes menores" que ambos mostram a sua verdadeira dimensão. Tenho para mim que o Javier Banderm não teria recebido o Óscar este ano sem aqueles dois papéis, que fizeram escola (ñ, ñ me estou a esquecer de "Psico" 1960, Hitchcock, nem de "Laranja Mecânica" 1971, Kubrick, que são outros marcos em papéis de psicopatas, e que pura e simplesmente imolaram/canibalizaram os dois actores: Anthony Perkins e Malcolm McDowell).
Abç's
ZCunha

P.S.- Parabéns pelo Blog. Estranho (ou talvez não) mas lamento a ausência de comentadores. Que isso não te desmotive nem te faça parar. Há ainda quem esteja atento.

pura eu disse...

Ka-el (ou melhor, Edison), muito tempo, sim. Vou tentar ver o 21, estou curiosa.

Visita-nos sempre. Um abraço.

Margarida

pura eu disse...

Alex,

Obrigado pelo comentário. Vindo de quem vem, ele tem consistência e sustentabilidade. A indústria e a critica de Cinema nem sempre fazem justiça aos melhores. Os "malditos" nao são celebrados no banquete dos estabelecidos. Por isso, queremos estar atentos diante dos "desvios", onde por vezes reside a virtude. Quanto aos demais comentários, eles que venham se tiverem de vir. O que me motiva a continuar (ou a parar) seria uma razão existencial...

Um abraço .

Margarida

pura eu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
pura eu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
pura eu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.