28 de março de 2006

Para além da literatura

Pinok e Baleote é o título de um livro juvenil da autoria do artista plástico português Miguel Horta lançado há poucos dias em Portugal. Uma obra que narra a história da amizade entre um menino com fama de mentiroso e uma baleia, ocorrida em Tamarindo, uma ilha imaginária de Cabo Verde situada entre a Brava e o Fogo. A amizade e a solidariedade constroem a linha matriz dessa obra que nutre uma ambição para além da literatura. A ideia última do livro é contribuir de forma diferenciada para a integração das crianças cabo-verdianas em Portugal.

A motivação para escrever Pinok e Baleote surgiu de uma relação do autor com Cabo Verde iniciada em 1979, aquando de uma visita efectuada a estas ilhas.

Miguel Horta é conhecido como “um pintor que gosta de palavras e de pessoas”. “Sou bastante ligado à comunidade cabo-verdiana aqui em Portugal", disse. Já colaborou com o CIDAC (Centro de informação e documentação Amílcar Cabral) e a Associação de Caboverdeanos. Desde cedo encarou a animação cultural como um instrumento válido para a comunicação das ideias.

Em 1983 fez uma exposição chamada Pinturas de uma viagem a Cabo Verde. “Convivo, quase todos os dias com amigos crioulos”, remata. Resta-nos agora aguardar um lançamento aqui nas ilhas.

4 comentários:

pura eu disse...

A editora é a “Pé de Página” a distribuição do livro é pela ECL. Não tarda e o livro estará na FNAC. Algumas livrarias em Portugal já o têm (“Navio de espelhos”- Aveiro, Livraria da Praça” – Viseu).

Kent Larsen recebi o seu e-mail, e aproveito para o responder aqui, já que a mensagem era no-replay.

H. Sousa disse...

Olá, Margarida! Em que ilha vives? Fogo?

pura eu disse...

Oi, Henrique.
Vivo em Santiago, Cidade da Praia, mas vou sempre ao Fogo.

Anónimo disse...

Nem sabem como fiquei contente por ver o eco das minhas palavras neste Blog das Ilhas!