31 de março de 2006

AfricaDoc2006

CinemaDocumentárioDe 03 a 07 de Abril acontece em Lisboa a 3ª edição do programa de formação ÁfricaDoc. Uma iniciativa no âmbito do documentário, que visa desenvolver projectos de criação na área.

Durante uma semana sete jovens autores oriundos de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique, vão estar reunidos nas instalações do Instituto Camões a desenvolver em conjunto os seus projectos.
Prevê-se, igualmente, encontros com outros profissionais (produtores, realizadores e distribuidores), assim como visionamento de filmes e debate com os seus realizadores.

O objectivo desta formação, nesta primeira fase, é a apresentação e o desenvolvimento técnico dos projectos. A esta fase seguir-se-ão outras duas a acontecer na Ilha de Goreé, Senegal, de 03 a 07 de Maio perante uma plateia de potenciais financiadores.

Em 2005 foram apresentados 35 projectos oriundos de 19 países diferentes, e estiveram presentes 15 representantes de televisões, como por exemplo a ARTE, o CFI, a TV5, a France 5, RTP África, TCV e a TVM, entre outras.

A ideia subjacente a este programa ultrapassa meras questões de entretenimento, e visa, sobretudo, contribuir para a construção de um certo património cultural e económico muito em voga, hoje, com o documentário de criação.

Sem comentários: