29 de junho de 2006

Mayra

ExampleA cantora Mayra Andrade encontra-se em Cabo-Verde, vinda de Paris onde reside, e traz na bagagem uma grande novidade: o seu primeiro álbum “Navega”.

A cantora surpreende pela interpretação e pela composição, pois o álbum marca a estreia de uma compositora a se afirmar.

As doze faixas do álbum “Navega” denotam uma Mayra Andrade mais madura e mais dona de recursos do canto e da interpretação. Enraizada nos valores musicais de Cabo Verde, ela acrescenta à cabo-verdiana um toque sofisticado de quem também já se habitou em outras claves, harmonias e arranjos. Para lá de tanta graça e alguma originalidade, é a Mayra Andrade compositora que nos surpreende desta feita. Este disco marca, nas suas nuances intangíveis, uma cantora já saída da adolescência e inaugurando a idade adulta com elegância e sentido estético.

Ressalta-se também em “Navega”, o bom gosto do repertório. Tanto na selecção de compositores como Betú, Pantera e Kaká Barbosa, como na ousadia dos arranjos, ora com simplicidade acústica e tradicional, ora com arrojo jazzy, própria de quem já é senhora do mundo. O naipe dos participantes no álbum é na sua maioria estrangeiro, mas a base criola do trabalho foi fielmente garantida por Kim Alves que tocou vários instrumentos e pela própria Mayra.

Mayra Andrade cantou desde pequena, um pouco por todo o lado por onde passou, quase sempre em ambientes restritos e familiares. Mas depois aconteceu o seu momento de glória – a Medalha de Ouro do Festival Internacional da Francofonia, em Quebéc, Canadá. Ela tinha apenas 17 anos, mas apostada em se fazer à roda de alguns dos músicos, como Mário Lúcio, Ildo Lobo e Orlando Pantera. Em Quebéc, ela encantou não apenas pela forma com interpretou a música “Lua”, de Princesito, mas também pela energia, alegria e inteligência. A Francofonia não resistiu aos mil encantos da jovem cantora e fê-la a sua mais jovem galardoada de sempre.

Habituada, tanto nas ilhas como no mundo, a compartilhar a sua arte, Mayra Andrade parte deste álbum para uma tournée internacional, que a ocupará na “estrada” nos palcos internacionais. Por isso, o retorno a Cabo Verde não é só o descanso merecido desta Diva, mas sobretudo um recarregar as baterias para novos encontros que o seu dinamismo impõe. Um perfume de Mayra Andrade é promessa para o próximo sábado, no Tabanka Mar, antes da sua partida.

11 comentários:

pura eu disse...

Vale a pena.Visita o seu site Erasmo. www.mayra-andrade.com

M.J.Marmelo disse...

Quem dera poder ir amanhã ao Tabanka...

pura eu disse...

Pois é, Jorge. Perdeste uma noite daquelas!

Vais gostar de ouvi-la Erasmo, com certeza.

Anónimo disse...

Tive o enorme prazer de ve-la e ouvi-la, sabado passado, no grande Festival Musicas do Mundo. Algo de espectucular, certamente para voltar a ouvir muitas mais vezes ao vivo :)

Anónimo disse...

Correcçao, nao foi sabado, mas sim sexta feira. Convido todos a virem a Sines, o festival esta por ca ate sabado, dia 29... vale a pena!

pura eu disse...

Se estivesse aí, ia com certeza, Rita. Vale a pena! Obrigada pela visita.

Anónimo disse...

""Ela tinha apenas 17 anos, mas apostada em se fazer à roda de alguns dos músicos, como Mário Lúcio, Ildo Lobo e Orlando Pantera. Em Quebéc, ela encantou não apenas pela forma com interpretou a música “Lua”, de Princesito, mas também pela energia, alegria e inteligência. A Francofonia não resistiu aos mil encantos da jovem cantora e fê-la a sua mais jovem galardoada de sempre."" ????????????????????????? o k k isso??? onde k bzot ta estod ta tra es informações??

pura eu disse...

Bu debi sta cu dificuldadi di interpreta rapacinhu. Ali informaçon ta tradu directamente di fonti...ok?

Anónimo disse...

..pois.. resta saber kual fonte!

pura eu disse...

As mais fidedignas possíveis, meu rapaz.

Anónimo disse...

... unton konfirmas sempre k possivel ma ots fontes.. tambe igualmente fidedignas..i bo e kapaz d ter txeu surpresas...