6 de julho de 2006

Danae no Tabanka Mar

"Condição de Louco" é o título do primeiro CD da Danae, lançado no ano passado. Um disco diferente, solto, e sem selo. As músicas cantadas predominantemente com sotaque brasileiro revelam uma voz melódica e doce, ainda em processo de busca, pareceu-nos. Danae nasceu, há 26 anos, em Cuba, filha de mãe cubana e pai cabo-verdiano, cresceu nestas ilhas, e recentemente foi estudar em Portugal, onde conseguiu gravar o seu primeiro disco. Um trabalho que espelha essas geografias todas, numa síntese muito pessoal. O criolo, a bossa nova, um balanço que incide entre a coladera e o samba; uma certa manha e universalidade que atestam o nascimento de mais uma estrela cabo-verdiana com os olhos postos no mundo.
"Condição de Louco" dá-nos ainda a conhecer uma escritora de sons sem precedente. As composições do disco são simplesmente surpreendentes. Danae já actuou no Mindelo e vai estar na Sexta-feira e no Sábado no Espaço Tabanka Mar, na Praia, para dois shows que prometem.

Tabanka Mar

É para o Tabanka Mar onde se tem dado as almas vivas desta cidade. Pelas ofertas balançadas do Hernani, e também pelos sucessivos cortes de energia da Electra. A Praia é hoje a capital mais romântica do mundo. A Cidade onde todos jantam e se banham à luz das velas. É rir para não chorar.

Sem comentários: