9 de março de 2007

Soncent... de tudo um pouco


São Vicente vive um momento interessante. Quase um revivalismo claridoso, embora hoje em dia a dinâmica cultural, mesmo aquela cosmopolita, se tornou multi cêntrica. A cidade do Mindelo, graças ao frisson do teatro em Março, obriga a um olhar curioso e crítico. Para além do Carnaval e do Festival da Baía das Gatas, o Mindelact é outra actividade que lhe adiciona selo de qualidade e toda a agitação inerente. O resto, são os ateliers dos artistas plásticos, os bares com música ao vivo e a convivialidade dos encontros na praça, aspectos que se transformaram no pitoresco do Mindelo. E, a par da pequena grandeza desta linda cidade, a grande riola do meio afinal pequeno, onde não faltam manifestações de bairrismo, ressentimento e saudosismo…
Um encontro promovido, esta semana, pela sociedade civil local agitou os ânimos, tendo como a bandeira a necessidade de preservação do património. Por cá se discute…
Não se fala de outra coisa, que não os artigos de Abrãao Vicente, artista plástico de Santiago, sobre o Carnaval Mindelense. Entretanto, meio anonimamente um artista local assume que Abraão Vicente é dos poucos que escrevem de forma respirável, mesmo que dele se discorde. Paradoxal e interessante…cosmopolitismo oblige.

Sem comentários: