6 de junho de 2007

Notei que...


Escrevi sobre o Fogo, e poucos dias depois tive de lá ir. Quem conhece este blog, de há muito, sabe que referencio, com alguma regularidade, a minha ilha, e que, infelizmente, só tenho evocado o seu passado, porque no presente, com as devidas margens, pouca coisa interessante acontece por lá.
Já escrevi aqui sobre a Casa da Memória, sobre o Djarfogo (agora com os tempos livres aos Sábados), sobre as bandeiras, os coladores e coladeiras, as igrejas, etc. No finzinho da minha estada, fui apresentada a José Carlos Silva, o rosto daquele interessante programa de culinária Na Roça com os Tachos. O apresentador encontra-se no Fogo, com a sua equipa, a fazer gravações para o seu novo programa Sal na boca, a ser emitido pela RTP 1. Pelo que percebi, um projecto mais ambicioso e atento aos cruzamentos culturais, envolvendo os países lusófonos da África, Portugal e o Brasil: e o interessante é que isso também vai se reflectir nos pratos que confecciona. José Carlos Silva diz-se fascinado por Cabo Verde, “terei problemas com os outros países”, brinca. Já esteve em S.Vicente, Santo Antão, Santiago e termina a sua viagem ao nosso arquipélago na ilha do Sal.
Refira-se, que o programa Na Roça com os Tachos foi produzido em S.Tomé e Príncipe para a RTP África, e editado em livro pela Oficina dos Livros, estando já na 8ª edição.

Vejo também...
… que já existe na net uma ala marginal de crónicas sujas. A originalidade, para além da irreverência dos textos, está na composição balística das ilustrações do Abraão.

Sem comentários: