3 de julho de 2008

La Strada do Cinema

Paul Haggis















Tive a ventura de participar do Festival Internacional de Cinema de Alba, a convite do Padre Octávio Fasano, missionário capuchinho. O Festival difere dos outros, não pela temática que tende a generalista, mas pelo conteúdo que centra no Humanismo. Este ano, a figura central era o cineasta canadiano Paul Haggis, (foto nº1) igualmente guionista vencedor de dois Óscares, um pela escrita de "Million Dollar Baby" e outro por "Crash". Durante o Festival, a coqueluche fora "No Vale do Elah", seu mais recente trabalho.

Em conversa com Paul Haggis, apercebi-me da enorme dimensão humana do cineasta e o porquê de ser estrela cintilante na constelação dos maiorais da Sétima Arte. Paradoxalmente, Haggis, durante toda a entrevista, dissimulava a sua complexidade com uma misteriosa simplicidade. Uma dissimulação que chegava ao "charme discreto", diga-se de passagem.
Tom Lee Jones
Não sei se "No Vale do Elah" é sua obra-prima. Trata-se aqui de um outro prisma, de um outro cinema. Paul Haggis coloca o foco por dentro (como um expressionista) e conta-nos dos estados da alma. Vou à classificação dos estilos e das linguagens, mas não encontro adjectivos para o qualificar. Quando descreve a guerra, como "No Vale do Elah", Haggis aproxima-se aos existencialistas e obriga-nos a reler Heidegger e Sartre. Convida-nos a responsabilizar. Não há neutralidade possível. Somos humanamente contra a guerra. As sequelas da guerra são a marca indelével do mais diabólico. Os limites de matar ou de ser morto (faces afinal da mesma moeda).
E o actor Tommy Lee Jones (foto nº2), num autêntico underacting, vai (des) construindo o que sobra de um pai cujo filho militar estaria desaparecido. Trata-se, sem dúvida, de um prisma outro…

Da ventura que tive, conto sobre o encontro com Paul Haggis e outros encontros, tudo do que vi e vivi durante o Festival Internacional de Cinema de Alba, numa reportagem televisiva a ser emitida na TCV, no domingo, pelas 21 horas. Convido-vos a participarem em La Strada do Cinema.

Sem comentários: