13 de maio de 2010

Equívoco estético e ético

da imagem





















Quem de direito que mande suspender a emissão do spot intitulado “Cidadania em 1 mn” emitido insistentemente nas TV´s nacionais: a cena começa com o enquadramento de uma casa colorida, em off ouve-se uma discussão de casal seguida de agressão, gritos estridentes de filhos e da mulher vítima, e sons de objectos que se partem. Enquanto isso, do lado de fora, curiosos se juntam, e chegam finalmente colegas jogadores do agressor que o excluem da equipa e lhe dão um cartão vermelho.
No fim, fica em todos: jovens, adultos e crianças, homem e mulher: (tive o cuidado de perceber isso) uma sensação de muito desconforto, fruto da excessiva agressividade da cena que se ouve, para não falar em alguma banalização da violência (o cartão vermelho, que se pretende uma condenação, pouco convenceu) e da falta de subtileza, tão essencial no jogo de comunicar.

2 comentários:

Unknown disse...

Subscrevo a sugestão de "Quem de direito que mande suspender a emissão do spot..." Além de outras coisas, ressalto aqui três mensagens perniciosas vinculadas no spot:
1. Que violência doméstica consiste em violência física - Ao meu ver a primeira violência parte da mulher ao chamar o companheiro de "dodu";
2. Que violência doméstica acontece entre 4 paredes e de portas fechadas - Sem comentários;
3. Que o (suposto) agressor, deve ser abandonado, dado as costas, largado só! - Em caso de agressão, tanto o agredido quanto o agressor precisam de ajuda, acompanhamento e uma mão amiga.

Obrigada Margarida.

Setembro disse...

Ainda bem que mais pessoas tenham reparado na inoportunidade desse Spot. O pior, é que os responsáveis parecem não estar a perceber-se dos danos, já que o irritante trabalho sai vezes sem conta na TV.
Os teus pontos são muito pertinentes, e muito pouco levantados.

Abraço Iniza