9 de julho de 2010

Sentimento 35 (e outros)

velho morto






























1. Uma certa azáfama à volta das comemorações do 35º aniversário da Independência Nacional fez-me lembrar Caetano Veloso e o seu dito em relação aos que desejam matar amanhã o “velho” que morreu ontem. O espavento, em plena bonança, deixa a descoberto aqueles que não se deram conta do vendaval, e alguns que só agora ouviram falar des "femmes" e des "hommes". À par do resto, que é sempre igual e que, inclusive, já teve mais brilho, a valer mesmo será nos abraçarmos todos aos reptos com equilíbrio, diga-se de passagem, no acto solene: (lucidez, pés no chão, futuro, juventude, emprego, combate à pobreza, etc.), sendo a história dinâmica e, por isso mesmo, de se lhe reinventar compromissos novos; a independência nacional (já) foi uma etapa decisiva na história de Cabo Verde, porque a soberania de um povo é vital para a sua consciência. Os personagens desse momento histórico, muitos deles, tomaram rumos diferentes. Outros, também muitos, engendraram novas e importantes frentes: a democratização do país, o pluralismo, a igualdade de oportunidade. Celebrar a Independência Nacional passa por uma capacidade desabrida de olhar, sem conformismos e idolatrias, a todos esses actores com sentido de reconhecimento e regozijo.

2. Acontece na Praia mais uma feira do livro em português. Fui ter com os meus: a delícia de vida de Chico Buarque (através) da “História das canções”; “Verão” de J.M Coetzee; as cumplicidades de vida de Hannah Arendt e Heidegger. Fiquei de voltar para pegar uma colectânea nova de Osório (o meu outro poeta).

3. As coisas são como são, Arménio Vieira já dizia…e contra elas nada podemos.

5 comentários:

Anónimo disse...

Vi-te na AN no dia 5 de Julho. Maiiiiis ou meeeeenos a tua actuação. Algumas imagens da realização poderiam ser evitadas. Quais? Aquelas de estares à frente do Cavaco ele já de pé, tu mesmo com vontade de entrevistá-lo e alguém a segurar-te pelo braço puxando para o lado para que saisses da frente. Tirando esse momento ... acho que os teus momentos cumpriram.

-- Admirador Secreto.

pura eu disse...

Gosto de telespectadores críticos... aqueles com intenções secretas costumam ser mais precisos nos seus reparos.

Anónimo disse...

as vezes (desculpe a sinceridade) convém não ser muito crítico a ver TCV. Mas pronto só as vezes ... ! Itenções secretas ? Isso não. Admirador somente. não tem nem segunda nem terceiras intenções secretas.

pura eu disse...

Esteja à vontade: a TCV está aos olhos de todos, e não há por onde camuflar.

Um admirador secreto possui razões que se estendem para além do confesso (podem tornar-se intenções, sem intenção. Mas não vamos por aí: admirador é admirador e há que considerar. Abraço.

pura eu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.