23 de setembro de 2010

Project Salt – preservando a música tradicional de Cabo Verde































“A minha relação com Cabo Verde surgiu a partir do dia em que escutei um CD de Cesária Évora. Comprei um bilhete de avião e decidi que queria conhecer este país.” Foram mais ou menos nesses termos que Johnny Fernandes me respondeu, quando o interpelei sobre o seu intenso interesse por Cabo Verde. Antes pensava tratar-se de mais um cabo-verdiano da diáspora que não sabia se expressar em crioulo. Mas estava enganada.
Fernandes é moçambicano, nasceu em Zimbabué e a partir de um certo momento de sua vida decidiu trabalhar em prol das crianças mais necessitadas um pouco pelo mundo. Em Cabo Verde, mais concretamente no Sal, criou o Project Salt - preserving the rich musical traditions of cabo verde e trabalha em parceria com a Câmara Municipal apoiando, por meios diversos, a formação de crianças e jovens na área musical.
A vinda do grupo Publish The Quest ao Festival de Santa Maria 2010, enquadra-se nesse plano pedagógico, multicultural e humano que, para além da arte pura, move os projectos de Johnny Fernandes. Esse crioulo adoptivo é um apaixonado pela música, onde entra de forma incontornável a cabo-verdiana, pela fotografia (é autor da capa do ultimo disco de Maria de Barros). No seu site exibe semblantes infantis e humanos marcantes de algumas ilhas de Cabo Verde. E o sonho de Johnny Fernandes não fica pelo Sal. Pretende levar/trazer essa experiência bem sucedida para outras ilhas de Cabo Verde, sempre acreditando no poder transformador da arte, a começar pela tenra idade. Fernandes, dos tantos projectos que já criou, trabalha também com os orfãos de Sida em Zimbabué.

Sem comentários: