25 de novembro de 2010

Comunicar com Ética
















O mundo político procura a sua via entre um ideal da argumentação cooperativa inatingível no plano prático, mas justo no plano ético, e a renúncia à eficácia bem real, mas inaceitável, das técnicas de propaganda e de manipulação da opinião.
Philippe Breton e Serge Proulx, in: (A explosão da comunicação)


1. A frente propagandística montada pelo Governo não para de surpreender. Sem falar das incontornáveis ladainhas infra-estruturais, e outros "imponderáveis"… há dois dias seguidos que somos brindados na TV Pública (com as responsabilidade do autor devidamente salvaguardadas?!) com curtas publi-reportagens (a passos largos das eleições, nota-se) a seguir ao Jornal da Noite. Não se conhece ainda a dimensão da investida, (será diária?) apenas vê-se que começou com as obras da Secretaria de Estado da Juventude: com a clara intenção de atingir a maioria do eleitorado do país: os jovens! Uma bela democracia!

2. O televisor sem som é um belíssimo quadro,,, (CAZUZA)

4 comentários:

Anónimo disse...

Senhora jornalista, gostaria de saber: há legislação ou não sobre isso, o que diz a legislãção. É permitida ou não essa publicidade? Como pessoa de casa poderia esclarecer muito sobre isso. Se a legislação permite, qual é o problema? Se a legislação não permite, não há ninguém que meta mão nisto? Cumprimentos.

Antonio D´Almeida (tonydalmeida@comcast.net)

pura eu disse...

Senhor António, o conjunto de normas e procedimentos éticos que rege o funcionamento do Órgão Público responde à sua pergunta... (impede de raíz essas práticas)
Apenas a Deontologia (a sua observância por parte de quem decide) "meteria mão nisto"... Mas isso vai depender sempre dos interesses genuinos de quem decide.

Cumprimentos,

Anónimo disse...

Olá. Gostei. Sou o teu admirador secreto que há muito não andava por essas bandas do Blog. por acaso é dificil encontrá um jornalista moda bo na Cabo Verde. Parabéns. Continuá assim !

pura eu disse...

Volta sempre admirador secreto - és muito bem vindo! Olha, eu sou assim, sempre fui, e não pretendo mudar. Obrigada!