3 de janeiro de 2005

Jornalismo em cena

O próximo número do jornal Artiletra, a sair a qualquer dia desta semana ou da próxima – já que por alguma razão forte esse periódico não consegue ter uma periodicidade fixa – será um documento sobre o jornalismo moderno cabo-verdiano.
Além de uma grande entrevista com o decano da área, Manuel Delgado, a próxima edição do Artiletra trará outras informações e artigos que ilustram o percurso do jornalismo em Cabo Verde. Aliás, a própria entrevista que Manuel Delgado concedeu a Filinto Elísio é um verdadeiro relato das confluências políticas, sociais, culturais e outras, por que passou o jornalismo cabo-verdiano, no país e na diáspora. O recorte feito prioriza os períodos de luta de libertação, no seio dos estudantes em Coimbra, a ligação destes com os outros focos de luta, a saga de 25 de Abril, passada por Manuel Delgado na Prisão, e o período pós independência e suas implicações na vida do jornalismo em Cabo-Verde. Um olhar sobre o jornalismo actual não poderia ser de todo dispensado. Confira!

4 comentários:

Anónimo disse...

Bom Ano, menina! Depois ha-de de nos dizer quais foram os critérios para se escolher Manuel Delgado como decano do jornalismo em Cabo Verde. Se no 25 de Abril de 74 Manuel Delgado estava na prisão como você escreve, como é que ele pode ser decano? Isto porque ja nessa altura, ja havia jornalismo de imprensa, caso do Arquipélago, e d jornalismo de radio, feito por pessoas como Luis Lobo na Praia, ou Carlos Lima, Fernando Carrilho, Carlos Afonso, Fonseca Soares e outros. Porque é que o Decano, é Manuel Delgado, e não Carrilho ou Lobo ou Fonseca Soares, por exemplo?

Anónimo disse...

Olá, obrigada por visitar este espaço. Nas verdade não poderei lhe dizer porque se escolheu Manuel Delgado como decano do jornalismo em Cabo Verde, porque não fui quem o escolheu. De todo o modo, prometo informar-me melhor sobre o assunto e reportar neste espaço o que apurar. Do que pude depreender da entrevista, Manuel Delgado, em França, muito antes de 25 de Abril, já exercia o jornalismo.

Anónimo disse...

Nao sei por que é que o meu comentario sobre o jornalismo nao trouxe a minha assinatura, mas sou Jay Di. Replico, porque acho que a minha amiga quando tenta fugir à verdadeira questao em debate - quer dizer jornalismo em Cabo Verde, so està a afundar-se. Nao sei nem me interessa se Manuel Delgado exerceu jornalismo em França antes do 25 de Abril, o que interessa é o jornalismo em Cabo Verde. Ja agora informe ao pessoal, qual é o jornal ou jornais ou radio francesa onde Delgado exerceu em França. Pesquisei e nao encontrei nada, e ja agora nao confunde algum artigo escrito de modo esporadico para um jornal com o fazer jornalismo como jornalista. Um bom ano! Jay Di

Anónimo disse...

Oi Jay Di!

A entrevista já foi publicada e as pessoas poderão tirar dali as suas ilações. A minha intenção foi tão somente dar a conhecer às pessoas, de antemão, o conteúdo da matéria por estar relacionada ao jornalismo. Não propus um debate sobre o tema - que poderá acontecer num outro momento, concorda? Aquele abraço!

Margarida