12 de maio de 2005

George N. Leitão é nome de Correios na "Merca"

ExampleGeorge Neves Leighton (ou Leitão) é, a partir de agora, nome do Edifício dos correios de New Bedford, nos Estados Unidos. Um honorável juiz cabo-verdiano americano, e um dos primeiros juízes de origem africana nos Estados Unidos, nascido a 2 de Outubro de 1912 no estado de New Bedford. Esta alta homenagem que em muito engrandece o nosso país, e funciona como mais uma pedra de toque para a comunidade cabo-verdiana emigrada nas terras do Tio Sam, foi uma decisão da Câmara dos Representantes dos EUA.
George Neves Leighton, (ou Leitão) é filho de Anna Silva Garcia e António Neves Leitão, naturais da Ilha Brava. E como filho de emigrantes que era, a vida não lhe foi fácil.
Com idade para os estudos teve que ir trabalhar num petroleiro, tendo posteriormente retomado escolas nocturnas. Fez os estudos universitários na Universidade de Howard, em Washington DC, e na Faculdade de Direito de Harvard, em Massachusets. Mais uma vez Leighton interrompeu os estudos, desta feita para se alistar na Segunda Guerra Mundial, tendo sido agraciado com “estrela de Bronze”. No ano de 1946 conseguiu o seu diploma em Direito na prestigiosa Harvard.
Esse ilustre cabo-verdiano americano já foi Juiz do Tribunal da Comarca do Condado de Cook, em Illinois (1964) e primeiro juiz negro do Tribunal de apelação do Primeiro Distrito do Norte de Illinois (1969). Leighton foi também nomeado para o Tribunal do Distrito no Norte de Illinois em 1976, e leccionou na Escola de Direito “John Marshall”, durante 27 anos.

Sem comentários: