5 de novembro de 2005

Encontro marcado



O artista cabo-verdiano, Tcheka Andrade, vai estar a 7 de Dezembro em Espanha para um encontro, que promete, com o revolucionário artista brasileiro Lenine. Nesta estada participam, igualmente, a cantora portuguesa Dulce Pontes, e outras figuras da música espanhola. Durante três semanas esses músicos vão desenhar um projecto de CD conjunto que vai funcionar como um selo para uma longa digressão.
É sobretudo uma porta que se abre para a minha entrada no Brasil, diz Tcheka que, neste momento, está na estrada a promover o seu segundo disco Nu Monda. Albúm que segue a linha do seu primeiro trabalho Argui: um novo olhar sobre o batuque, com arranjos elaborados que, uma vez mais, comprova a universalidade da música crioula.
Lenine nasceu em Pernambuco, nordeste brasileiro. Canta, toca violão e faz a chamada percussão de boca. A sua carreira inclui uma lista de seis discos gravados, tem várias canções escritas e interpretadas por artistas de renome brasileiros. É também um adepto e acredita, em se tratando de música, da riqueza que é, hoje, pertencer a redes culturais.

1 comentário:

Kamia disse...

É incrivel perceber os lugares onde estes jovens estão a levar a musica Cabo-verdiana.
O Tcheka está de parabéns. Ele merece o reconhecimento que está a obter.

Parabéns pelo blog.