11 de novembro de 2005

Tcheka, o escolhido

TchekaTcheka é o vencedor do disputado prémio “RFI Musiques du Monde” deste ano, cuja final aconteceu, ontem, em Dakar, Senegal. O artista cabo-verdiano concorreu ao prémio com o seu segundo disco Nu Monda, tendo disputado a final com o tocador de cora da Guiné Conacry, Ba Cissoko, e a cantora do rythm and blues, do Gabão, Naneth.

O prémio "RFI Musiques du Monde" é um apoio determinante para a carreira musical, a nivel promocional e financeiro, para os artistas e grupos da África, Caraíbas e Oceano Índico. Para ser candidato é necessário que o artista tenha lançado um disco no seu país de origem. Só este ano candidataram-se 200 artistas ao prémio. Este concurso que abrange cerca de 32 países já permitiu a vários artistas iniciarem uma carreira internacional. Como exemplo, refira-se os casos de Tiken Jah Fakoly (Costa do Marfim), Didier Awadi (Senegal), Rokia Traoré (Mali) etc.

O prémio "RFI Musiques du Monde" é organizado em parceria com a Agência Intergovernamental da Francofonia, o Ministério dos Negócios Estrangeiros Francês e AFAA (Associação Francesa da Acção Artística). O concerto que aconteceu, ontem, em Dakar será editado posteriormente em DVD pela Sociedade de autores, compositores e editores de músicas, em parceria com a RFI.

Sem comentários: