7 de dezembro de 2005

Omar expõe no Tabanka Mar


“Depois da Chuva” é o título da sétima exposição fotográfica do realizador e fotógrafo cubano, Omar Camilo, residente em Cabo-Verde há três anos.
Depois da chuva é o mesmo que dizer quando acaba a esperança, quando as brumas do tempo se fazem presente, quando o homem se perde no meio ao tudo que o rodeia. É o meu olhar sobre o mal que o homem está a causar ao seu planeta, diz.

Depois da Chuva fecha uma tríade crítica, e sucede a mostra pessoal do artista - Ultimas Noticias da solidão - e uma mostra conjunta sobre o Meio Ambiente, que sintetiza o seu olhar sobre a relação do homem com o universo. Uma relação que desafia o sagrado, a esperança, e deixa um vazio, depois da chuva.

Um encontro com a imagem. Mais do que uma simples mostra fotográfica. É assim que Omar Camilo define esse rasgo estético. Uma exposição conceptual, recheada de símbolos com contornos universais.
Como um lápis, num primeiro olhar tão familiar, que homenageia Pablo Neruda com Los versos del capitain, na mesma linha da homenagem feita na sua exposição anterior, à pintora mexicana Frida Kahlo.

À par do primor estético, a mostra assume uma condição desafiadora.
Depois da Chuva é uma exposição pouco convencional na sua forma. Omar Camilo divide a cena com o arquitecto, Hélder Monteiro, que participou como amador na mostra sobre Meio Ambiente, parte desta tríade, patrocinada pelo Centro cultural Francês.

A exposição é composta por trinta e duas peças, 18 de Omar Camilo, e 15 de Hélder Monteiro, e será inaugurada no espaço Tabanka Mar, na Prainha, na próxima sexta-feira, às 18 horas e trinta minutos.

2 comentários:

Kamia disse...

Olá. Poderias me dizer qual é o horário da exposição? Fui lá no sábado á tarde e encontrei-a fechada...
Bom trabalho.

pura eu disse...

Olá, Kamia.

A exposição está aberta ao público apenas à noite, infelizmente. Em principio, será transferida para a Biblioteca Nacional, e estará, assim, acessível durante o dia.

Bom trabalho