22 de dezembro de 2005

Cabo Verde entre ritmos e encontros

Ramiro MendesA MB Recordes, liderada pelos irmãos Ramiro (da foto) e João Mendes é uma produtora multifacetada. Investe na produção, em si, agenciamento de artistas, e representa os direitos de autor dos artistas que produz. Uma das maiores fatias monetárias, a nível global, da indústria musical. A sua intenção é dar um outro rumo à questão em Cabo-Verde.
“A SOCA – Sociedade Cabo-verdiana de Autores já foi criada, e espero que brevemente consiga dar passos significativos nesse domínio”, diz Ramiro Mendes.
“Cabo verde possui um catálogo de 1 milhão de composições e nenhuma delas está protegida”, remata.
Refira-se que, pela primeira vez, no último CD de Tito Paris a ser lançado, se viu referenciado o nome do compositor da emblemática música Sodadi: Armando Zeferino Soares.

Outro grande projecto da MB Recordes é promover, através dos seus contactos e know-how, uma indústria cultural em Cabo-Verde, e internacionalizar os artistas nacionais. Mendes esteve esta semana na Praia para dar continuidade a alguns contactos nesse sentido. A gravação do “Tito Paris acústico” em parceria com o BCN, resulta deste projecto.

Encontros da nação crioula, na música e na cultura, é outro projecto, há muito acalentado por esse foguense di Paloncon, que se assume como cidadão do mundo. No ano passado, o grupo musical "Ferro e Gaita" participou no Festival de Jazz de New Orleans com essa filosofia. Ramiro Mendes pretende, assim, uma reunificação das nações crioulas, através da música, aqui, de onde partiram.

Sem comentários: