1 de agosto de 2006

momentu

Muitos dos meus posts surgem assim, do nada. De uma palavra, um olhar, uma situação, ao acordar... Assistia hoje à edição do programa musical "Top Criol". Era uma entrevista com a Danae. As suas respostas flutuavam, e ela falava sempre em momentos. De repente, surgiu-me a densidade dessa palavra, a depender, claro, de quem a pronuncie. Do Latim momentu, a expressão momentos significa, num primeiro sinal, tempo ou ocasião em que alguma se faz ou acontece, pode também significar instante. Surfando pela net, reparei que todos os blogs que adoptaram esta palavra retratam, sobretudo, os bons momentos, as sensações leves, retratam formas de beleza. E percebi, com a entrevista da Danae, e em outras situações, que independentemente da acepção original da palavra momentos, ela tem um sentido convencional positivo muito mais apropriado.
O meu blog é apenas mais um exemplo. Com um olhar pessoalíssimo, não descurando da jornalista (e as suas inerências) em mim, falo, aqui, de bons fluídos. A melancolia, a saudade, e outras molestias ganham neste espaço uma idealização qualquer, um olhar, que encaixa nesse mundo construido dos momentos.
Há dias, como hoje, entretanto, que me apetece falar da Electra e das suas mazelas... da lástima social em que gradualmente se tranforma a capital deste meu querido pais, da insegurança, da impotência das pessoas, da ausência de autoridade, dos momentos (maus) que se nos fogem à lembrança de tão chocantes, como a agressão contra o músico Vadú, por exemplo. Há dias e têm sido sucessivos.

Bónus Track
Decididamente terei de criar um outro blog, para sem mácula continuar este momentu prenhe de confidências. É, a tua dor antiga foi mesmo roubada.

4 comentários:

Anónimo disse...

seu blog é maravilhoso.
e tenho sempre dito!

pura eu disse...

Obrigada, querida!

Anónimo disse...

Margarida,
Dizem que a felicidade é feita de pequenos momentos felizes. Se na vida real, encontramos muito mais momentos vazios ou dolorosos, nada melhor que curtir essas gotas de contentamento em palavrinhas como as do seu blog. Continue assim, seus "momentos" já fazem parte dos pequenos momentos felizes dos seus leitores.
Bjs

pura eu disse...

"Os Momentos" vai continuar enquanto existirem leitores como tu, Vladimir.