15 de janeiro de 2007

O luminoso


Para falar com Deus é preciso estar só…
Uma lata existe para conter algo
Mas quando o poeta diz lata
Pode estar querendo dizer o incontível…

Por isso, não se meta a exigir o conteúdo ao poeta
Ao poeta cabe fazer com que na lata venha caber o incabível…

Essa música acordou-me, ontem, de uma soneira preguiçosa em S.Filipe... as músicas de Gilberto Gil distraem-me de tudo que é tarefa. Retive a letra acima, pela TV, de um show que ele deu em Portugal, na cerimónia em que recebia o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Aveiro. Um gesto que reconhece o trabalho do Ministro da Cultura mais famoso do mundo, numa assumida missão de inclusão cultural no seu país.
“Uma relação amena entre uma mãe e um filho”… foi com esta simplicidade profunda e característica que Gil ilustrou o actual relacionamento entre Portugal e Brasil.
Por tudo, e sobretudo pela sua luminosidade, Gil é figura recorrente deste blog. A letra acima é parte do seu álbum – Gil luminoso – gravado em 1999 e relançado recentemente. Um trabalho que sintetiza o brilho espiritual e filosófico dessa grande figura da música mundial. Preciso Aprender a Ser Só (título de uma canção do álbum), por isso quero ter esse disco comigo.

5 comentários:

Anónimo disse...

Olá Magui

Gosto das informações e do texto em geral. -sempre vou conhecendo coisas novas com o teu blog.

Trouxe-me boas recoradções, também da cidade de São Filipe...

Vibrações positivas, muita força.

Anónimo disse...

Olá, escrevo do Rio de Janeiro, Brasil, e sou apreciador do seu blog e da bela música de cabo Verde.

Só uma observação a respeito da música de Gilberto Gil: "Preciso aprender a ser só" foi composta por Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle nos anos 60, ainda na onda da bossa nova.

A cançaõ de Gil se chama na verdade "Preciso aprender a só ser", é posterior, uma espécie de resposta à cançao de Marcos e Paulo Sergio, com uma dubiedade que enfatiza a importância de apenas ser, diferentemente da canção anterior que é principalmente sobre a solidão.

Parabéns pelo blogue e um abraço,

Helion

pura eu disse...

Obrigada Helion: pela observação, e pela visita. Curiosamente, alguém me fez essa mesma observação ontem... Já agora, Gil nunca interpretou "Preciso aprender a ser só?"

Um abraço aí no Rio

Margarida

Anónimo disse...

Margarida, eu tenho a impressão de que Gil jamais gravou "Eu preciso aprender a ser só", dos irmãos Valle. Gravações famosas dessa música são as de Maysa, Elizeth Cardoso e principalmente Elis Regina, todas nos anos 60, se não me engano. A resposta de Gil, "Preciso aprender a só ser" é dos anos 70.

um abraço,

Helion

pura eu disse...

Obrigada Helion. Sabia da interpretação da Elis Regina, e estava com impressão que Gil interpretou a duas canções...
Um abraço