Ledo engano esse de considerar o meu blog egocêntrico ou umbigocêntrico. Eu personalizo alguns posts na primeira pessoa, por opção estilística ou outra igualmente legítima. Tenho plena convicção de que nunca me resvalei pelas minhas intimidades. Não faço pensamento, nem discurso excludente. O meu eu não se reserva centrico e absoluto, excluindo o Outro e o Colectivo...Ademais, quando alguém vai a uma aldeia remota e escolhe falar da vida de uma Joana e dos seus filhos, a ideia é falar da mulher ou das familias daquela região, por exemplo. Importa saber ler em perspectiva e em circularidade. São recursos que convidam, são opções que se fazem, principalmente quando se escreve com a intenção primeira de se comunicar.
Em verdade, este discurso do eu, não esgota o discurso do Outro. O pecado estaria na exclusão também do meu eu. O discurso que excluisse liminarmente o meu eu seria absolutista e fascista. Assim como seria oligarca o discurso hegemônico e exclusivista do eu em detrimento do Outro e do Colectivo. Visão monolítica essa de defender o predomínio do eu, do Outro ou mesmo do Colectivo.
Quando falo de mim, eu me posicioso no mosaico de todos, no direito à cidadania que me assiste e à sensibilidade de que não abro mão.
Não apreciei a classificacão aqui feita e não a assumo. Os Momentos é um espaço híbrido de comunicação... não para a promocão do meu ego, mas para as causas que descortino. A socialização de informação (ainda que, por vezes, personalizada) me parece ser a marca dos blogs, e não a egolatria dos seus donos. Seria bom que esse equívoco se desfizesse...
Comentários
Continua na tua linha, que vais muito bem.
Abraço,
Kanuthya, aquilo ainda está de pé?! Conto com a sua pressão, então :))
Bjinhos às duas, e votos de boa semana para todas nós.
Abraço.
Eu compreendo que nem sempre se consegue perceber o sentido irônico duma frase escrita,mas pelo facto de eu e tu convivermos de perto e de dois dias antes do meu post termos estado a rir do comentário que alguem tinha deixado no teu blog a dizer que escrevias para o umbigo ( e tu que até disseste " este é um blog pessoal portanto posso bem escrever para o umbigo")considero que no mínimo poderias ter esclarecido o sentido da frase comigo antes de criar este drama.
E por alguma outra razão (se calhar o facto de dizeres a um dos comentadores que acreditas que eu não tinha intenção denegrir os blogs mencionados) parece-me que aquele meu comentário...foi só o pretexto que te faltava.
E vejam só, isso já lá vai e só hoje é que eu fui dar pela coisa...
Eileen, querias dizer que concordas com a Margarida,não é? Dzel nas claras mnina!Não há problema nenhum.
PS: Pela Claridade Incandescente, os meus parabéns... oásis de qualidade e sobriedade na TCV.
Claridade Incandescente está praticamente a terminar... Obrigada.
Um beijo
Kamia, a Margarida e muitas outras pessoas não detectaram a tal ironia a que te referes... o deslize não foi nosso, portanto. O meu post tenta esclarecer o equívoco no fórum onde acontece, e não mais do que isso.