27 de outubro de 2007

Cinema, Geo traffic...

ExampleDepois da morte do sueco Ingman Bergman(foto), e do italiano Michelangelo Antonioni, associada a outras perdas na sétima arte, instalou-se o debate sobre o futuro do cinema. A arena tem estado aberta a prognósticos: o futuro, os essenciais, quem serão os futuros Buñuel, Bergman, Hitchcock e Godard do cinema? A última edição da revista brasileira Bravo! Aposta em 10 nomes, tendo David Lynch à cabeça. Quentin Tarantino e Pedro Almodôvar fazem parte dessa lista, sendo a argentina Lucrécia Martel (com apenas duas longas) a única mulher do grupo. Um dos fóruns a estender esse debate é a 31ª Mostra Internacional de Cinema em S. Paulo – 19 a 1º de Novembro com 300 filmes em cartaz.

Entre nós

O primeiro e único filme de ficção rodado em Cabo-Verde com a total presença de actores cabo-verdianos e realizado por uma cabo-verdiana tem suscitado debates, e dividido opiniões. As opiniões têm movido por terrenos estéticos, em torno da pertinência do argumento, e um pouco da qualidade narrativa. A actuação dos actores (todos amadores) tem sido parcialmente poupada. Como ainda não tive a oportunidade de ver mais esse trabalho da Realizadora Ana Lisboa, demito-me dos conteúdos, e remeto os meus amigos leitores aos debates que acontecem aqui, aqui e aqui. Abraçando a atitude, nunca deixaria de frisar a ousadia de Ana Lisboa, por ter tido a coragem de levantar a bandeira da ficção nestas ilhas. Um terreno onde a perspicácia de um realizador é apenas um grão de milho, uma semente, se quisermos. Antes de tudo, parabéns Ana!

Geo traffic

Nos últimos dias tenho acompanhado através deste mapa a origem e a frequência das visitas a este blog. É interessante fazer notar que o Brasil está no topo da lista, a rondar, em média, os 40 % das visitas. A seguir vem Portugal, e depois Cabo Verde com uma média de 25% e 19 %, respectivamente. Visitas da Grécia, do Vaticano e da Ucrânia também são de notar, sem descurar os países mais próximos, da Europa e da África. Importa evidenciar que esta ferramenta da Freedjit mostra os caminhos, tanto de chegada como de partida, percorridos pelos internautas. Esse motor tipifica ainda as visitas expressas ao blog e “os encontros”, por acaso, através dos sites de busca. São elementos importantes a reter, caso alguém se interesse em aprofundar estudos sobre os conteúdos dos blog´s entre nós.

Sem comentários: