13 de agosto de 2009

Hillary Clinton chega esta noite

Hillary Clinton





















O périplo de Hillary Clinton pelo Continente Africano domina a agenda internacional, e como Cabo Verde faz parte da lista dos países escolhidos, internamente o assunto vem merecendo muita atenção da Imprensa. A estadista americana vai aterrar poucos minutos depois das 20 horas desta Quinta-feira no Sal e permanece na Ilha até ao meio-dia de Sexta-feira. O Jornal da Noite na TCV, além de várias outras abordagens, decidiu ouvir os ex-diplomatas Humberto Bettencourt e José Luís Fernandes, (embaixador de Cabo Verde nos Estados Unidos entre 1980 e 1991).

Quisemos, à par das agendas do encontro, (a segurança, a boa governação, e a cooperação bilateral e multilateral) perceber os meandros das relações históricas entre os dois países.
Como Fernandes fez questão de realçar, não é a primeira vez que acontece um encontro de alto nível entre políticos dos dois países. Nos anos oitenta Bush pai visitara, a trabalho, Cabo Verde na qualidade de Vice-presidente dos Estados Unidos, e o primeiro Presidente de CV, Aristides Pereira, fora recebido por duas vezes pelo presidente americano Ronald Reagan. A agenda da época girava em torno da tensão na África Austral, envolvendo a Angola, tendo Cabo Verde desempenhado um papel importante.

O que vem à tona neste momento é o incremento das relações bilaterais entre os dois países, algo que remonta há vários séculos. Estas relações começaram com o comércio dos escravos, consolidaram-se com a emigração e consagraram-se com o sistemático apoio da América no processo de reconstrução do País, depois de 1975.

Nos primeiros anos da Independência, recorde-se, houve um clima de desconfiança dos Estados Unidos em relação a Cabo Verde, por questões ideológicas, (o PAIGC Soviético) mas a dúvida foi rapidamente dissipada, depois de uma missão diplomática cabo-verdiana nos Estados Unidos anunciando a decisão de não alinhamento em relação aos tensionamento da Guerra fria.
Com o tempo, por entre desconfianças e cenários vários, desenvolveu-se estima mútua entre Cabo Verde e a América reforçada com a presença da nossa comunidade naquele país, e mais tarde, nos anos 90, com a instalação e a consolidação da democracia

Nos últimos anos, com o tensionamento do narcotráfico na nossa sub-região, e tendo Cabo Verde se sobressaído, uma vez mais, como ponto de passagem (desta feita da droga), os EU voltaram à carga em nossa direcção, (depois de um abrandamento em meados de 90 das ajudas públicas ao desenvolvimento) com o programa Millenium Challenge Account, o troféu…

De resto, o prolongamento desse programa (da parte de CV), e a questão da Segurança (interesse americano) são os temas fulcrais da visita da estadista norte-americana, Hillary Clinton, a Cabo Verde.

Sem comentários: