2 de agosto de 2009

Macau: à procura do Cabo Verde Sem Fim













O título acima é de um documentário que será emitido hoje à noite, na TCV, depois do Visão Global. Um trabalho que nos ajuda a perceber o perfil da nossa comunidade naquelas terras do Oriente, e conta, em perspectivas cruzadas, o percurso dessa mesma comunidade.

O Genérico (encontro entre as bandeiras de CV e de Macau sobrepostas à fotografia de dois cabo-verdianos de partida - na foto), com a música de fundo do grupo Os Tubarões soando Oh que Sodadi!, mais o título, induzem um Cabo Verde que extravasa o arquipélago, e se dá também num espaço sociológico que, ao mesmo tempo, se distancia e se aproxima da matriz crioula.

No enredo, o programa conta histórias reais de cabo-verdianos que decidiram se aventurar por terras distantes, e que hoje se orgulham do feito. O viver Cabo Verde (através da música, da culinária, e das novas tecnologias), a multiculturalidade, a integração ...
Um olhar sobre Macau, e uma percepção crítica dos cabo-verdianos sobre o percurso desse território são outras vertentes deste trabalho.

horário de emissão: 21h 40mn

Sem comentários: