11 de maio de 2010

Sinais que ficaram!

mee
















Desde o Kriol Jazz Festival que não escrevo uma nota neste espaço, sem deixar, entretanto, de contar os dias em outras paragens:

1. (Bandeira S.Filipe) Passaram à história as festividades de São Filipe e não tive a oportunidade de escrever sobre uma das melhores bandeiras dadas nos últimos anos. Os festeiros (familiares de Dinis Dias da Fonseca) fizeram jus a uma das festas populares mais rijas e complexas deste país. Alguns momentos, principalmente aqueles do baile de violino e de homenagem aos coladores e tamboreiros, foram horas de boas recordações e rememoração de uma cidade que já foi, e pode vir a ser. Outra nota vai para o lado religioso que este ano, muito ao contrário dos anteriores, foi cuidado e celebrado com muito sentido de fé no Santo.

2. (media 1) A 3 de Maio celebrou-se o dia da Liberdade de Imprensa: daquilo que pude ler e ouvir, deu para perceber que não se fez, em momento algum, a ligação necessária entre o pacote legislativo da comunicação social aprovado no parlamento e a Liberdade de Imprensa nas Ilhas. Não se disse que a liberdade de imprensa em Cabo Verde sofreu, recentemente, em toda a linha, um atentado legal: agora temos uma imprensa parceira do desenvolvimento. É obra!

3. (media 2) As nossas redações assumem sem pejo o ditar exterior da sua agenda informativa: na RCV, por exemplo, ouvimos um spot que diz algo como: “para o seu pedido de cobertura informativa, escreva para *=*&^%%$$. Editores consequentes desconfiam, em toda a linha, das notas de imprensa, quando recorrem a elas fazem-na de forma crítica. Uma solicitação pública dessa é mais uma inovação das ilhas afortunadas.

4. (media 3) Ouvindo agora o Bom dia Cabo Verde, uma nota da correspondente dá conta que o Ministro da Educação vai estar no Tarrafal de São Nicolau: e os ouvintes com isso?

5. (Soul of music) No Fogo actuaram tantos grupos, num afã municipal de fazer da festa do município a maior de todas: dos grupos, ficaram-me as músicas de Vlú e banda, e até hoje ando a cantarolar os refrões das músicas do artista mindelense. Vlú ê propi nice!

6. (música) Melhoras para a nossa diva, Cize! A artista, depois do espectáculo que deu ao lado do angolano Bonga em Lisboa, seguiu para Paris onde foi surpreendida por um problema coronário, tendo sido submetida a uma intervenção cirúrgica no coração. Por conta disso, cancelou toda a sua agenda internacional (pela Europa, América do Norte e do Sul, e África do Norte).

7. (TV) 1 Mn de História já passa na TCV (antes do Jornal da Noite) e na RTP África (ao longo da emissão). Uma forma natural de contar a História das Ilhas. Será assim durante 66 dias.

2 comentários:

Anónimo disse...

Cara,
Por favor explique-se melhor: "Não se disse que a liberdade de imprensa em Cabo Verde sofreu, recentemente, em toda a linha, um atentado legal: agora temos uma imprensa parceira do desenvolvimento".

1 min de história: muitissimo, interessante! Muitos parabens.

pura eu disse...

Caro,
refiro-me às alterações legislativas do pacote sobre a comunicação social. Mais abaixo (neste post)http://odiaquepassa.blogspot.com/2010/03/rio-e-rio.html
pontuo algumas adaptações com as quais descordo como jornalista.

Obrigada!
MF