11 de abril de 2011

Festival Vis a Vis vai ser anual

Banda Ex-Pavi, um dos vencedores do concurso



















Cabo Verde recebeu na semana passada o Concurso Vis-a-Vis, iniciativa da Casa de África, numa parceria entre cabo-verdianos e espanhóis (com várias instituições envolvidas), visa recrutar novos talentos cabo-verdianos do mundo da música. Esta primeira edição escrutinou mais de cem concorrentes para uma selecção de 16 propostas artísticas. Sobressaiu deste certame, que não deixou de ser inédito nestas paragens, a variedade das ofertas musicais em palco e ficou patente que os artistas cabo-verdianos percorrem hoje um vasto naipe de estilos e géneros, dos tradicionais aos contemporâneos. Outro aspecto a sublinhar nesta espécie de casting alargado, que aconteceu na Praça Luis de Camões no Plateau, foi a montagem dos espectáculos com interacção do público que, em certos momentos, reagiu como se um festival de música se tratasse. A par disso, a 'movida' criada na Cidade da Praia, em véspera do Kriol Jazz Festival.















O Director da Casa de África, Armando Rua, diz-se fascinado com Cabo Verde, com o potencial artístico dos jovens, e com a diversidade encontrada nestas paragens no domínio da música. É por essa razão que, adiantou-nos "o ministro da cultura decidiu fazer um festival Vis a Vis todos os anos em Cabo Verde". Os programadores e agentes musicais presentes no certame também partilham do fascínio.Do concurso, duas bandas vão ser selecionadas para espectáculos em Espanha.

Fotus: Casa de África

2 comentários:

da caps disse...

acho k isso tem persas para andar.

é k há mto que bons frutos estão cair de árvores, já maduros, em que é só "apanhar e comer".
imagina como é k isso vai ser quando resolvermos ser "nós" a planta-los..

pura eu disse...

é verdade.. essa concorrência saudável pode, também, incutir a ideia de trabalho duro no domínio da música. Ultrapassar esse estágio de alguma inspiração, ainda muito presente por cá...
muitos desses artistas demonstraram esse elevado espírito de experimentação! Louvável...