15 de junho de 2005

Ferro Gaita actua em festivais de renome no Canadá

Ferro e GaitaO grupo Ferro Gaita participa, no próximo mês, no Canadá, em dois festivais de música de prestígio. A 2 de Junho sobe ao palco do “Festival Noites de África” em Montréal, que já vai na sua 20ª edição, para na semana seguinte fazer uma paragem no “Festival de Música da Harborfront”, em Toronto.
Segundo a MB Records, a produtora que agendou esses dois shows, esses festivais são de renome, pela diversidade musical e pela qualidade dos artistas que apresentam. Harborfront, um centro cultural e recreativo de Toronto, fez de Canadá um dos mais importantes centros da chamada world music na década de 90, comparado apenas com o Festival de música de Vancouver.
Em cada ano o “Festival de noites africanas” apresenta aproximadamente 300 músicos, cantores e dançarinos, incluindo Alpha Blondy, Prince Diabaté, Queen Étémé, Zal Idrissa Sissokho, André-Marie Tala e ainda Maria de Barros.
Ferro Gaita, inquestionavelmente o embaixador do Funaná e da Tabanka, ritmos tradicionais originários do interior da Ilha de Santiago, Cabo Verde, vai participar também, em Agosto, no Festival de Intercâmbio Cultural em Portland, ME, onde irão actuar artistas de todo o mundo.
Fundado em 1996, os seis integrantes da banda, Eduíno (acordeão/vocalista), Bino (vocalista), Adão (baixista), Jorge Pimpa (Bateria), Manel di Tilina (percussão), e Pito (Búziu) - já produziram sucessos como “Fundu Baxu” em 1997 “Rei di Tabanka” em 1999 e “Bandera Liberdade” em Dezembro de 2003.

Fonte: Cvmusicworld

Sem comentários: